Existem diversos motivos que justificam o aumento do ganho de peso. Entre eles, o hipotireoidismo, problema na tireoide, glândula que age como produtora de hormônios para regular o metabolismo do corpo. Aí é que surge a dúvida: hipotireoidismo engorda?
Resposta
“Um dos processos que esses hormônios nos auxiliam a regular é o metabolismo, que está totalmente associado a dieta e perda de peso, mas isso não quer dizer que problemas na tireoide vão, necessariamente, proporcionar aqueles quilinhos a mais na balança”, diz o nutrólogo Dr. Tarso de Castro.
Sendo assim, Tarso ainda admite que, embora o hipotireoidismo não eleve diretamente o peso corporal, ele prejudica o nosso metabolismo.
“Muitas pessoas ganham peso não por causa do hipotireoidismo, mas por outros fatores. O hipotireoidismo afeta sim o metabolismo e deixa o paciente mais cansado e com o metabolismo um pouco mais lento”, complementa o profissional.
Saiba mais sobre o hipotireoidismo
O Ministério da Saúde diz que além do problema na tireoide, o hipotireoidismo tornou-se comum em mulheres, mas nada impede que possa acometer em qualquer pessoa. Inclusive, até mesmo nos recém-nascidos, chamado hipotireoidismo congênito.
Tarso acrescenta que o hipotireoidismo é causado por uma inflamação denominada Tireoidite de Hashimoto, podendo, também, ser provocada pela falta ou pelo excesso de iodo na dieta. “A Tireoidite de Hashimoto está relacionada com uma inflamação crônica do intestino”, comenta.
Sintomas e danos
Os principais indícios são depressão, desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino preso, menstruação irregular, falhas de memória e cansaço excessivo. Sem falar de dores musculares, pele seca, queda de cabelo, ganho de peso e aumento de colesterol no sangue.
O nutrólogo explica que se a condição não for corretamente tratada, pode proporcionar redução da performance física e mental do adulto. Além de elevar os níveis de colesterol, que elevam as chances de problemas cardíacos.
Tratamento
Castro finaliza revelando que o tratamento para o hipotireoidismo é feito com o uso diário de levotiroxina na quantidade prescrita por um médico. Para que, dessa maneira, a ingestão de alimentos não diminua a sua absorção pelo intestino em prol da reprodução comum da tireoide.