Nutrição

Jejum intermitente emagrece mesmo? Entenda o verdadeiro efeito

Saiba como utilizar a estratégica de maneira correta e segura

Jejum intermitente - Shutterstock

Perdeu o foco durante o período do “Projeto Verão 2023” e agora quer recuperar esse tempo perdido no outono? Vamos à luta! A única dica é que procure um profissional especializado para não ser vítima de métodos mirabolantes. Nesse sentido, existe esta dúvida: qual é a influência do jejum intermitente na hora de emagrecer?

O que fazer para emagrecer de verdade

“Toda a ideia do jejum intermitente é permitir que os níveis de insulina caiam o suficiente e por tempo suficiente para que queimemos nossa gordura”, comenta o médico especialista em saúde e performance, Dr. Victor Lamônica.

Victor destaca que aquilo que se come é decomposto por enzimas em nosso intestino e, consequentemente, torna-se moléculas em nossa corrente sanguínea. Os carboidratos, particularmente açúcares e grãos refinados como farinhas brancas e arroz, são rapidamente decompostos em açúcar, que nossas células utilizam como energia.

Portanto, se as nossas células não usarem tudo, nós armazenamos em nossas células adiposas como gordura. A diferença é que o açúcar só pode entrar em nossas células com insulina, hormônio produzido pelo pâncreas. A insulina transporta o açúcar para as células de gordura e o mantém por lá.

Como fazer jejum intermitente corretamente

I) Evite açúcares e grãos refinados. Mas, em vez disso, coma frutas, vegetais, feijões, lentilhas, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis.

II) Deixe seu corpo queimar gordura entre as refeições. Ou seja, faça menos lanches. Seja ativo durante todo o dia. Construa o tônus muscular.

III) Considere uma forma simples de jejum intermitente. Limite as horas do dia em que você come para obter o melhor efeito. Faça-o no início do dia (entre 7h e 15h, ou mesmo das 10h às 18h, mas definitivamente não à noite antes de dormir).

IV) Evite um lanche ou comer à noite com muita frequência.

Palavra final

“Aqui está o negócio. Existem algumas boas evidências científicas sugerindo, que esse tipo de jejum quando combinado com uma dieta e estilo de vida saudável pode ser uma abordagem particularmente eficaz para a perda de peso e especialmente para pessoas com risco de diabetes. É importante consultar com o seu médico para realizar essa técnica com acompanhamento e segurança”, encerra o Dr. Victor Lamônica.

Você também vai gostar

Nutrição

Veja como incluir essa iguaria no seu cardápio fitness sem nenhum tipo de prejuízo para a saúde

Fitness

Estudo apontou que fazer pausas durante atividade pode acelerar a queima calórica

Nutrição

Reduzir a quantidade de alimentos sem prestar atenção ao que se come não lhe trará bons resultados

Saúde

Esse método de exercícios não para de conquistar praticantes pelo mundo afora

Sair da versão mobile