Nutrição

Low carb realmente emagrece? Veja o que diz a ciência

O boom de dietas low carb sem prescrição proporciona sério risco para saúde

Low carb 2024 - Shutterstock

Aposto que você já ouviu que, para emagrecer, precisa eliminar a ingestão de carboidratos, não é mesmo? Porém, essa “tese” pode ajudar a disseminar dietas desbalanceadas, com baixas desse macronutriente e alto teor de gordura. Mas, afinal, será que a dieta low carb realmente funciona?

Como assim? O motivo é que a revista “Nature” publicou um estudo em janeiro de 2024, que questiona justamente o papel do excesso no consumo de gordura na alimentação.

Estudo sobre dieta low carb e consumo de gordura

Esse trabalho foi além do que se havia até então, ou seja, os pesquisadores da Universidade da Califórnia – Riverside, dos Estados Unidos, alimentaram os ratos com três dietas diferentes ao longo de 24 semanas, nas quais pelo menos 40% das calorias provinham da gordura.

Apesar dos estudos ocorrerem em ratos e os seus resultados não se traduzirem completamente em seres humanos, ambos partilham 97,5% do seu DNA funcional.

Esse artigo documentou muitos impactos das dietas ricas em gordura. Algumas das alterações intestinais não surpreenderam os pesquisadores, como mudanças importantes nos genes relacionados ao metabolismo da gordura e na composição das bactérias intestinais.

A palavra da especialista

“As descobertas são preocupantes. Uma vez que o óleo de soja é o óleo mais consumido no Brasil e Estados Unidos e é cada vez mais utilizado em outros países, o que inclui China e Índia. Já o óleo de coco vem sendo tratado cada vez mais como um ‘superalimento’, com efeito milagroso, o que não é verdade. É necessária alguma gordura na dieta, talvez 10 a 15%. Porém, a maioria das pessoas abusa desse consumo e o boom das dietas low carb/high fat, com baixo carboidrato e alto teor de gordura, sem indicação especializada de médica e nutricionista está a produzir efeitos adversos na população”, concluiu a endocrinologista Dra. Deborah Beranger.

Você também vai gostar

Nutrição

Veja como incluir essa iguaria no seu cardápio fitness sem nenhum tipo de prejuízo para a saúde

Treinos

O ritmo desse treino é de acordo com condicionamento físico de um sujeito

Nutrição

Reduzir a quantidade de alimentos sem prestar atenção ao que se come não lhe trará bons resultados

Saúde

É um produto que desperta a atenção da maioria

Sair da versão mobile