A ex BBB e influencer digital, Maíra Cardi, de 39 anos, causou polêmica ao dizer que o bolo de chocolate pode ter relação com problemas graves de saúde. Como, por exemplo, câncer e Alzheimer. No entanto, a médica pós-graduada em nutrologia. Dra. Patrícia Santiago rebateu essas afirmações.
A contestação da médica sobre a tese de Maíra Cardi
“É importante destacar que não existe uma ligação direta entre o consumo moderado de bolo de chocolate e doenças tão variadas, como câncer, Alzheimer e infarto. Precisamos lembrar que existe uma grande diferença entre o consumo de alimentos isolados e moderadamente com o consumo diário em enormes quantidades”, enfatiza a doutora.
Dessa maneira, Santiago esclarece que a alimentação é um ponto vital para a saúde. E que, ao mesmo tempo, é necessário analisar outros fatores também. Como estilo de vida, genética e padrão alimentar geral. De acordo com a médica, se o bolo de chocolate for consumido ocasionalmente e dentro de uma alimentação leve, não oferece riscos para a saúde.
“As afirmações alarmantes de que o bolo de chocolate pode causar uma lista extensa de problemas de saúde são infundadas e podem gerar ansiedade desnecessária nas pessoas”, reforça a doutora.
Vale lembrar também que grandes restrições, em geral, não são saudáveis e podem causar compulsões. Dessa maneira, a melhor forma de manter uma alimentação saudável é apostar no equilíbrio.
Repercussão negativa para Maíra Cardi
Nutricionistas e médicos se pronunciaram contra as demais declarações da influencer. Inclusive, o nutricionista Daniel Cady, marido da cantora Ivete Sangalo, criticou essa afirmação e, paralelamente, citou a importância do embasamento em informações científicas confiáveis antes de tais declarações.
Outro critério mencionado por profissionais é que existem estudos científicos que revelam que o consumo exagerado de gorduras e refinados faz mal, mas que isso não se aplica para o consumir de bolo isoladamente no contexto equilibrado.
Fonte: Saúde em Dia.