Nutrição

Água com limão faz bem? 3 mitos que podem mudar sua visão sobre a dupla

Bebida que carrega “fama” de milagre na hora de emagrecer

Mitos sobre água com limão - Shutterstock

É comum encontrar influenciadores e até mesmo pessoas próximas com relatos de que beber água com limão em jejum faz maravilhas: acelera o metabolismo, ajuda a queimar gordura, elimina toxinas e, claro, emagrece. Dessa forma, conheça os três mitos sobre água com limão com a ajuda do nutrólogo Dr. Ronan Araujo.

Saiba os três mitos sobre água com limão

Água com limão acelera o metabolismo

Não há comprovação científica de que o limão tenha algum efeito significativo no metabolismo. O que realmente pode acelerar o metabolismo é a combinação de uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios.

Limão em jejum emagrece mais

Beber água com limão em jejum não traz nenhum benefício adicional para a perda de peso em comparação com beber em qualquer outro momento do dia. A vantagem, se é que existe, vem do hábito de começar o dia com hidratação.

Limão alcaliniza o corpo

Esse é um dos mitos mais difundidos. A ideia é que o limão, mesmo sendo ácido, teria um efeito alcalinizante no organismo e ajuda a “equilibrar” o pH do sangue. No entanto, o corpo humano já mantém o pH do sangue sob controle rigoroso e nenhum alimento tem poder de alterá-lo.

Palavra final

A água com limão não é o milagre que muitos acreditam, mas também não é apenas uma moda passageira. Se você gosta de começar o dia com um copo de água com limão, vá em frente! “Só não espere que essa bebida vá transformar seu corpo. Para quem busca emagrecer, o foco deve estar em um plano alimentar equilibrado e em hábitos de vida saudáveis. O segredo é simples: água com limão pode ser um ótimo complemento, mas nunca a estrela principal da sua rotina de emagrecimento”, terminou o Dr. Ronan Araújo.

Você também vai gostar

Saúde

Esse tema sempre fica em evidência no fim de ano

Saúde

São dicas que aumentam a chance de sucesso do seu emagrecimento

Fitness

A expectativa é que ocorra um aumento desse serviço em 2025

Nutrição

Na dúvida, consulte um especialista para o consumo seguro

Sair da versão mobile