A quarta edição da Night Run Costão do Santinho marcou este 31 de janeiro com clima fresco e agradável, música eletrônica e, claro, com muita animação. A largada, na pacata praia do Costão do Santinho, em Florianópolis (SC), aconteceu às 21h com um belo show de fogos de artifício e teve a participação de mais de 1600 pessoas de várias partes do Brasil – inclusive da Argentina. “A corrida noturna na praia ainda é uma novidade aqui no nosso país, o que é uma boa oportunidade para quem deseja participar de um desafio relativamente leve e diferente”, explica Eduardo Marcondes, um dos organizadores do evento.
Para quem está acostumado a correr durante o dia e em terrenos mais urbanos, certamente correr na praia, sob a luz de tochas e pouca iluminação artificial, é uma experiência que vale ser vivida. “Nunca tinha participado de uma corrida noturna, então foi ótimo fazer essa prova e aliar as duas coisas que gosto: correr e a paisagem da noite”, conta Denise Sakuma, que veio de São Paulo e aproveitou os dias de folga para entrar no desafio dos 5 km. Entre tantos corredores e metas, encontramos Lucas, de apenas 13 anos e sua mãe, Ana Lúcia. O jovem corredor completou a prova em apenas 35 min, enquanto sua mãe fez o percurso em 50 min. “A areia fofa foi ‘da pesada’, principalmente nas dunas! Fiquei para trás fácil”, conta, rindo, Ana Lúcia. “Achei a prova fácil porque jogo futebol e já corro pra lá e pra cá, quero voltar no ano que vem”, afirmou, convicto, o corredor mirim.
O caminho da praia
O trajeto aconteceu em toda a extensão da praia e agradou quem está iniciando no mundo da corrida e corredores das distâncias curtas e aprazíveis. Dividido em desafios de 5 km e 10 km, o caminho era o mesmo – areia fofa e úmida sem subidas ou descidas para ambas as distâncias, além de uma voltinha empolgante nas dunas no outro extremo da praia, a uns 2 km da linha de largada/chegada. Ou seja, quem optou pelo desafio dos 10 km fez o percurso duas vezes. Ao completar a prova, o pessoal foi recompensado com massagem para relaxar.
Segundo os corredores, foi o trecho das dunas, que estava pouco iluminado, o que fez com que os participantes tivessem mais cautela na travessia. Empolgado, o estudante de engenharia David de Lima cumpriu a meta de melhorar o seu tempo sobre a prova de 2014. “No ano passado eu participei da Night Run e completei os 5 km em 48 min. Isso me incentivou a emagrecer 15 kg para esta nova edição, e consegui fazer o mesmo trajeto na metade do tempo. Agora, minha meta é correr 23 km o deserto do Atacama no final do ano”, conta à Sport Life, empolgado.
[galeria id=29]
Os vencedores
5 km masculino
1º lugar
Everton Fernando
2º lugar
Diogo Trindade
3º lugar
Leonardo José Costa
5 km feminino
1º lugar
Virginia Mercado
2º lugar
Priscila Gonçalves
3º lugar
Fernanda Batista
10 km feminino
1º lugar
Valquiria Oliveira
2º lugar
Mariana Borges Andrade
3º lugar
Ana Carla Fontes
10 km masculino
1º lugar
Victor Antonio
2º lugar
João Clayton de Souza
3º lugar
Eduardo Machado
Reportagem: Amanda Preto