Saúde

O que fazer quando o joelho sai do lugar? Ortopedista explica

Qualquer incômodo é o bastante para um atendimento de imediato com um especialista

Joelho sai do lugar - Shutterstock

Realizou algum exercício físico e sentiu algum incômodo no joelho ao ponto de, de repente, sentir um desequilíbrio, como se o seu joelho parasse de funcionar por um momento? Alguns param o treino e vão ao médico, mas outros ignoram essa dor e treinam até o fim. Aí é que surge o questionamento: é sinal de preocupação quando o joelho sai do lugar?

O joelho quando sai do lugar é conhecido como frouxo

“Joelho frouxo, falseio do joelho ou sensação de que o joelho saiu do lugar são alguns dos termos que os pacientes utilizam para descrever uma instabilidade dos ligamentos do joelho. Esses ligamentos são os responsáveis por manter a estabilidade entre o fêmur e tíbia e, também, da patela, osso localizado à frente do joelho, além de auxiliarem na movimentação adequada da região, ou seja, na correta biomecânica. Logo quando essas estruturas estão prejudicadas, o joelho perde estabilidade”, explica o médico ortopedista Dr. Marcos Cortelazo.

O Dr. Marcos afirma que a instabilidade do joelho aumenta o risco de quedas e, consequentemente, de entorses e fraturas. Também acrescenta que a instabilidade do joelho raramente é uma situação isolada já que é causada por condições graves que afetam a região.

“Entre as causas mais comuns da instabilidade do joelho estão as lesões do menisco e do ligamento cruzado anterior, que são recorrentes em praticantes de atividade física. Em idosos, no entanto, a principal causa da frouxidão do joelho é a artrose, uma doença articular degenerativa que afeta a cartilagem das articulações e causa alterações ósseas, provocando dores, deformidades e dificuldade de mobilidade da articulação”, reitera Cortelazo.

A importância do tratamento de urgência

“Ao sinal de instabilidades na região, interrompa a atividade física e procure um ortopedista, que poderá realizar uma avaliação e solicitar exames para definir a causa exata do problema”, destaca o médico.

O tratamento pode variar de acordo com o diagnóstico e para prevenir o falseio do joelho são necessários os cuidados com o controle do peso e principalmente os exercícios de fortalecimento muscular.

“Como o joelho depende da ação de uma grande variedade de músculos para funcionar adequadamente, exercícios de fortalecimento muscular são capazes de melhorar a função articular da região. Além disso, também ajudam a manter sua estabilidade durante o movimento e reduzem a carga sobre a articulação. Então, quanto mais fortes forem seus músculos, mais protegidas estarão suas articulações”, termina o Dr. Marcos Cortelazo.



Você também vai gostar

Saúde

Hábitos diários fazem a diferença nessa proposta

Fitness

Entenda como algumas simples atitudes podem acelerar a conquista dos objetivos

Nutrição

São os ajustes necessários para o bem-estar diário

Nutrição

São opções que se encaixam a qualquer hora do dia

Sair da versão mobile