Com regras rígidas e ordens de um líder, as aulas de CrossFit não são para quem não está disposto a dar o seu melhor e suar a camisa. Em grupos que, geralmente, são de no máximo 20 pessoas, o desafio começa com um aquecimento e em seguida exercícios lentos e com cargas para o corpo adquirir força. Entre os 15 e 20 minutos finais, acontece o WOD (Work of the Day): uma sequência de movimentos funcionais, entre agachamentos, flexões e levantamento de peso, todos executados na maior intensidade possível. A parte aeróbica não fica de fora: correr, remar e pular corda também são atividades propostas. Tudo acontece em um box, ou galpão, tudo rústico e sem luxos.
O objetivo do CrossFit é fazer com que os participantes, além de alcançarem um invejável condicionamento físico, superem seus limites, aproveitem a intensidade e, principalmente, aprendam a não desistir. O conforto está longe de ser uma das prioridades das aulas.
Os resultados do CrossFit (diminuição do percentual de gordura corporal e consequentemente aumento de massa muscular) tendem a ser mais perceptíveis e rápidos do que os treinos em academias convencionais, por isso o número de adeptos não para de crescer. Victor Glasoff, head choach da Cia Athetica, explica que os treinos são constantemente variados, sempre com novos desafios, mas respeitando os limites e a individualidade de cada um. Perder peso, ganhar força, resistência e conquistar um corpo definido são objetivos que podem ser realizados por meio das aulas.
Outro grande diferencial da modalidade é o poder de trabalhar todas as capacidades físicas: resistência cardiovascular, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.
Mediante liberação médica e com o acompanhamento de um profissional de educação física, qualquer pessoa pode aderir ao CrossFit, mas sempre respeitando suas limitações. “Venha com a mente aberta e deixe seu EGO do lado de fora do box”, aconselha Victor.
E você, topa esse desafio?
VEJA TAMBÉM:
Influencers! 5 mães fitness no Instagram para você seguir
Treino indispensável para quem quer começar a correr
Musculação: quando usar pesos e quando usar barra