(+) Esportes

Paralimpíadas de Tóquio: Gabriel Bandeira é ouro; saiba como foi o primeiro dia dos brasileiros

Natação abre disputas no Japão com quatro medalhas e seleção brasileira de goalball dá show diante dos atuais campeões

Foto: Miriam Jeske/CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro)

As Paralimpíadas de Tóquio iniciaram as disputas na madrugada de ontem para hoje e já trouxeram grandes resultados para o Brasil, que busca se manter entre os 10 primeiros do quadro de medalhas.

Repleta de grandes expectativas, a natação foi quem deu as primeiras boas notícias para o CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro). A organização pretende superar o resultado da última Paralimpíada – disputada no Rio de Janeiro, em 2016 – onde o Brasil obteve seu melhor resultado na história.

Quatro medalhas saíram das piscinas japonesas e foram diretamente para o peito dos brasileiros. Destaque para Gabriel Bandeira, que conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Paralímpicos e, de quebra, superou o recorde da competição nos 100 metros borboleta S14, com o tempo de 54s76. O jovem de apenas 21 anos deixou o Brasil mais próximo da incrível marca de 100 ouros em Paralimpíadas. Faltam 12 agora.

Ainda na natação, Gabriel Araújo foi o responsável por conquistar a primeira medalha brasileira. O mineiro de 19 anos foi o segundo mais rápido nos 100 metros costas da classe S2 e garantiu a prata. Em seguida, Phelipe Rodrigues garantiu o bronze dos 50 metros livres da classe S10 e Daniel Dias levou sua 25ª medalha paralímpica para casa. O lendário nadador garantiu o bronze nos 200 metros livre da classe S5.

Já no goalball, a seleção brasileira masculina não tomou conhecimento dos atuais campões das Paralimpíadas e aplicou uma sonora goleada de 11 a 2 diante da Lituânia. Destaque para o capitão Romário, autor de quatro gols na partida. O Brasil, que é o atual campeão mundial da categoria e foi bronze no Rio de Janeiro, volta à quadra na próxima quinta-feira. O jogo será contra os EUA, vice-campeões em 2016.

Os Jogos Paralímpicos serão disputados até o dia 05 de setembro. A transmissão para o Brasil é realizada pelos canais SporTV.

Você também vai gostar

Paralimpíadas

Participação brasileira no Japão foi histórica e repleta de conquistas

Paralimpíadas

Com dois ouros, uma prata e quatro bronzes, país se mantém entre os dez melhores

Paralimpíadas

Natação, atletismo e taekwondo contribuíram para mais um dia repleto de conquistas brasileiras

Paralimpíadas

Nadadora agora é a maior medalhista do Brasil em uma única edição. Saiba como foi o oitavo dia dos brasileiros

Sair da versão mobile