Connect with us

O que você está procurando?

(+) Esportes

Paralimpíadas de Tóquio: Brasil busca recorde de medalhas

Além de superar o oitavo lugar do Rio de Janeiro, a delegação brasileira quer o centésimo ouro de sua história

Jogos Paralímpicos de Tóquio 2021
Foto: Shutterstock

Quando se trata de Jogos Paralímpicos, o Brasil acumula uma série de resultados positivos e uma evidente evolução ano após ano. Em 2016, nos Jogos do Rio de Janeiro, os atletas brasileiros conseguiram alcançar a expressiva marca de 14 medalhas de ouro, 29 de prata e 29 de bronze, totalizando 72 medalhas. Recordo absoluto do país.

Esse desempenho garantiu a oitava posição no quadro de medalhas das Paralimpíadas de 2016. Se compararmos com as Olimpíadas fica claro que o Brasil possui marcas mais expressivas nas modalidades paralímpicas. Neste ano, em Tóquio, o país conquistou 21 medalhas e a décima segunda posição. Foi a melhor participação brasileira na história das Olimpíadas, mas, ainda assim, abaixo do resultado dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, cinco anos atrás.

E para o evento que começa nessa terça-feira (24), as expectativas são otimistas. O Brasil levará a segunda maior delegação de sua história para o Japão, atrás apenas da equipe de 2016, que garantiu vaga em todas as modalidades por ser o país-sede do evento. Atletas icônicos como Alan Fonteles (atletismo), Daniel Dias (natação) e Izabela Campos (atletismo) são alguns dos favoritos ao pódio em Tóquio.

A meta estabelecida pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) é de se manter entre os dez primeiros no quadro de medalhas. Além disso, caso o Brasil consiga ao menos 13 medalhas de ouro, chegará à impressionante marca de 100 ouros em Jogos Paralímpicos.

Outro objetivo – já alcançado – foi o de ter ao menos 38% da delegação composta por atletas femininas. Em Tóquio, segundo o CPB, o time brasileiro terá 95 mulheres, o que representa 40% da equipe.

Apesar de ainda estar abaixo dos 50%, o número demonstra uma evolução da participação feminina no esporte brasileiro e é algo a se comemorar. Nos Jogos Olímpicos desse ano, por exemplo, as mulheres somaram oito pódios e foram fundamentais para garantir o melhor desempenho do Brasil em sua história olímpica.

A cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos acontecerá no Estádio Olímpico de Tóquio, na madrugada dessa terça-feira (24). O evento vai até o dia 5 de setembro e promete grandes emoções e histórias de superação. A transmissão para o Brasil acontecerá pelos canais SporTV.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Trio que ajuda a sustentar a prática do exercício do prazer

Treinos

O conceito de “passo a passo” ajuda na construção de uma vida física ativa

Treinos

Esse aparelho desperta curiosidade de quem mantém vida física ativa

Treinos

Outra opção para evitar aquela “velha” desculpa da “falta de tempo”

Ganhar massa muscular

O princípio básico para evitar esse problema é o meio termo

Treinos

Outro motivo para mulherada aderir ao esporte no dia a dia

Advertisement

Você também vai gostar

Paralimpíadas

Participação brasileira no Japão foi histórica e repleta de conquistas

Paralimpíadas

Com dois ouros, uma prata e quatro bronzes, país se mantém entre os dez melhores

Paralimpíadas

Natação, atletismo e taekwondo contribuíram para mais um dia repleto de conquistas brasileiras

Paralimpíadas

Nadadora agora é a maior medalhista do Brasil em uma única edição. Saiba como foi o oitavo dia dos brasileiros