Connect with us

O que você está procurando?

(+) Esportes

Olimpíadas de Tóquio: Brasil fecha com 21 medalhas, o melhor desempenho de sua história

Pódio repleto de atletas nordestinos e o desempenho das mulheres foram destaques em Tóquio; confira todos os medalhistas brasileiros

olímpiadas
Foto: Shutterstock

A cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Tóquio aconteceu neste domingo, 8 de agosto, e o Brasil nunca teve tanto a comemorar. O país atingiu a marca de 21 medalhas sendo sete ouros, seis pratas e oito bronzes e ficou com o 12o posto no Quadro de Medalhas. Com isso, subiu uma colocação em relação à Rio 2016, quando o país teve 19 pódios, sete ouros e o 13º lugar.

O bom desempenho do Brasil também se deve às entradas de novas modalidades esportivas, como o surfe e o skate. A primeira medalha de ouro da equipe Brasil foi com o surfista e potiguar Ítalo Ferreira, por exemplo.  

Outro foram as mulheres, que conquistaram nove pódios contra 5 das Olimpíadas Rio-2016. Só a ginasta Rebeca Andrade levou 2 medalhas (prata e ouro).

Além de protagonizar medalhas históricas como na ginástica artística e no skate street, o Brasil chamou atenção pelo protagonismo nordestino,  a primeira vez nas Olimpíadas que a maioria dos ouros conquistados não foi obtida por atletas do sudeste. 

Confira os medalhistas brasileiros

Ítalo Ferreira, medalha de ouro no surfe

A estreia do surfe nas Olimpíadas foi marcada pelo Ouro de Ítalo Ferreira. O potiguar conquistou a medalha depois de uma vitória emocionante contra o  japonês Kanoa Igarashi 

Rebeca Andrade, medalha de ouro e prata na ginástica artística 

Pela primeira vez na história uma mulher brasileira foi campeã olímpica na modalidade. Rebeca conquistou esse feito ao garantir a medalha de ouro na prova de salto. Antes disso, a paulista já havia conquistado a prata na competição individual.

Isaquias Queiroz, medalha de ouro na canoagem 

O atleta de 27 anos foi em busca da quarta medalha de sua carreira e voltou para a casa com o pódio na velocidade C1 1.000 metros.

Martine Grael e Kahena Kunze, medalha de ouro na vela

A segunda participação das atletas em Olimpíadas foi marcada pelo ouro na classe 49er FX da vela. As atletas também conquistaram medalha na Rio-2016. 

Ana Marcela Cunha, medalha de ouro na maratona aquática

Dona de vários títulos mundiais, Ana Marcela Cunha foi em busca da medalha olímpica e somou mais um ouro ao quadro brasileiro ao conquistar o pódio na maratona aquática. 

Abner Teixeira, medalha de bronze no boxe

O paulista Abner Teixeira foi derrotado pelo cubano Júlio Cesar La Cruz na semifinal da categoria peso pesado masculino (entre 81kg e 91kg), mas garantiu a medalha de bronze para a modalidade. 

Hebert Conceição, medalha de ouro no boxe 

Mais uma medalha para o boxe brasileiro e dessa vez na categoria peso-médio (69kg e 75kg). Hebert venceu a competição contra o atleta ucraniano Oleksandr Khyzhniak e levou o ouro para a casa.

Prata no vôlei feminino

Em uma disputa difícil contra os Estados Unidos, a seleção feminina de vôlei perdeu por 3 sets a 0 e levou a prata na categoria. 

Ouro no futebol masculino

A seleção brasileira de futebol masculino venceu a Espanha por 2 a 1 e se consagrou bicampeã olímpica. Matheus Cunha e Malcom marcaram os gols da vitória. 

Daniel Cargnin, bronze no judô 

O gaúcho de 23 anos, Daniel Cargnin levou a medalha de bronze na categoria peso meio-leve (até 66 kg) no judô. 

Mayra Aguiar, bronze no judô 

Marcando a melhor trajetória das mulheres nos Jogos, teve a conquista do bronze de Mayra Aguiar no judô na categoria até 78kg. A atleta já havia sido medalha de bronze na Rio-2016 e em Londres-2012.

Bruno Fratus, bronze na natação

O velocista que mais vezes nadou abaixo de 22 segundos no mundo é o brasileiro Bruno Fratus que garantiu medalha de bronze na natação.

Fernando Scheffer, bronze na natação

Mais uma medalha para a natação e dessa vez na categoria de 200 metros livres. Fernando Scheffer conquistou a medalha e marcou sua primeira participação em uma Olimpíada. 

Thiago Braz, medalha de bronze no salto com vara

Um dos nomes mais famosos do atletismo, Thiago Braz conquistou a sua segunda medalha olímpica. A primeira foi de ouro na Rio-2016.

Rayssa Leal e Kevin Hoefler, prata no skate street 

Rayssa Leal de apenas 13 anos conquistou medalha de prata na competição e se consagrou como a mais jovem medalhista olímpica do Brasil. Já Kelvin somou mais uma medalha de prata para a modalidade e foi o primeiro medalhista brasileiro da edição. 

Pedro Barros, prata no skate park

Mais uma medalha para o skate e dessa vez na categoria skate park. O catarinense, Pedro Barros, ficou em segundo lugar na competição e levou a medalha de prata. 

Laura Pigossi e Luisa Stefani, bronze no tênis feminino de duplas

A primeira medalha do tênis brasileiro foi delas, as paulistas conquistaram bronze na categoria após vencerem  as russas Veronika Kudermetova e Elena Vesnina por 2 sets a 1.

Alison dos Santos, medalha de bronze nos 400 metros com barreiras

Alison dos Santos só tem 21 anos mas fez história ao conquistar  a primeira medalha para o Brasil na categoria. 

Beatriz Ferreira, medalha de prata no boxe

A atual campeã, Bia Ferreira, se juntou aos medalhistas brasileiros do boxe e levou a medalha de prata.

Fonte: GE

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Trio que ajuda a sustentar a prática do exercício do prazer

Treinos

O conceito de “passo a passo” ajuda na construção de uma vida física ativa

Treinos

Esse aparelho desperta curiosidade de quem mantém vida física ativa

Treinos

Outra opção para evitar aquela “velha” desculpa da “falta de tempo”

Ganhar massa muscular

O princípio básico para evitar esse problema é o meio termo

Treinos

Outro motivo para mulherada aderir ao esporte no dia a dia

Advertisement

Você também vai gostar

Futebol

A Seleção Brasileira vai atrás do seu primeiro título mundial na Austrália e Nova Zelândia

Futebol

Equipe já se prepara para o início da competição, no dia 24 de julho

Futebol

Essa rivalidade é de longa data no futebol

Futebol

Seleção amarga jejum de títulos há 20 anos