Fala, pessoal! Angélica Almeida na área. Hoje vamos falar a respeito dos exercícios que conseguimos fazer em casa e ainda emagrecer. Será que é possível, personal? É claro que sim!
Primeiro de tudo, preciso esclarecer que, para emagrecer, você precisa ajustar a sua dieta, ou seja, fazer um déficit calórico. Comer menos e gastar mais. É aí que a mágica acontece. O que o exercício realiza é um gasto energético, então, se você continua comendo mais do que o necessário, esse gasto energético não vai ocorrer.
Mas, com toda minha experiência profissional – que é voltada para o emagrecimento – e minha experiência pessoal, posso dizer que uma coisa puxa a outra. A sua dieta pode não estar ajustada, mas a partir do momento que começar a praticar o exercício físico, consequentemente, tudo se encaixa.
Após a pandemia, o que se estabeleceu foi a falta de movimento das pessoas, que deixaram de pegar transporte, encontrar com os amigos ou treinar na academia, devido a situação financeira. Desenvolvemos, portanto, outros comportamentos nesse período de confinamento e já adianto: é preocupante. Por isso, tudo que puder fazer se movimentando será um ótimo aliado para diminuir o sedentarismo.
Para aumentar seu gasto energético você precisa se movimentar. Não procure atalhos.
Os exercícios mais efetivos para o emagrecimento são os multiarticulares
- Agachamentos;
- Flexão de braços;
- Abdominais (os isométricos e dinâmicos).
Conciliando os aeróbicos:
- Saltar;
- Pular corda;
- Corrida no lugar ou em pequenas distâncias;
- Polichinelo;
- Escalador;
- Burpee.
Eles conseguem intensificar até os treinos mais básicos. Os resultados vão depender da frequência e tempo de treino. O ideal é praticar 150 minutos
de exercício físico por semana, praticamente 20 minutos diários. Muitas mulheres preferem realizar o treino em casa, pois não se sentem confortáveis no ambiente de uma academia ou espaço direcionado para a atividade física.
Costumo dizer que treino bom é treino feito. E se você puder ter uma orientação fica melhor ainda.
Até a próxima.