Fitness

Pilates ajuda a diminuir a dor na coluna; veja outros benefícios

A dor na coluna, queixa de muitos brasileiros atualmente, pode ser diminuída com a ajuda do pilates; entenda

O pilates ajuda de diversas formas, inclusive diminuindo a dor na coluna - Foto: Shutterstock

Uma das principais queixas nos consultórios médicos, especialmente entre os adultos, é a dor na coluna. Em todo o mundo, pessoas sofrem com esse problema, que pode vir por conta de coisas como a má postura, sedentarismo e tensões acumuladas, que sobrecarregam a região lombar e outras áreas da coluna.

E, de acordo com a personal trainer e fisioterapeuta Vanessa de Andrade, especialista em prevenção e reabilitação de lesões, a prática do pilates é uma solução eficaz para aliviar o desconforto. Isso porque essa atividade, que pode até ser praticada em casa mesmo, melhora a postura e fortalece os músculos de sustentação, entre outros benefícios.

“Há um mito de que pessoas com dores na coluna devem evitar exercícios, mas o pilates prova o contrário. Ele fortalece os músculos profundos, estabiliza a coluna e ainda libera substâncias naturais que aliviam a dor e promovem o bem-estar”, explica.

A seguir, entenda melhor os benefícios do pilates e como ele pode te ajudar de diversas formas:

Benefícios do pilates

Primeiramente, é interessante entender bem o que é o pilates. Quem o desenvolveu foi o alemão Joseph Pilates, na década de 1920, e tem base em exercícios de baixo impacto. A ideia da atividade é fortalecer o core (músculos centrais do corpo), aumentar a flexibilidade e aumentar a consciência corporal.

“Esses benefícios são especialmente úteis para quem enfrenta dores na coluna, já que deixam a coluna mais forte, melhoram a postura e auxiliam na redução das tensões musculares”, comenta a especialista.

Algo interessante do pilates é que seus exercícios podem ser adaptados para que pessoas de diferentes níveis de condicionamento o pratiquem. E ele não precisa de aparelhos sofisticados, então é uma das atividades físicas mais acessíveis.

Entre os movimentos que é possível realizar em casa estão a elevação pélvica, a posição do gato e o alongamento para lombar. Além de fortalecerem os músculos, essas atividades contribuem para melhorar a mobilidade e a postura no dia a dia.

“A prática de pilates combate as dores e melhora a qualidade de vida auxiliando no envelhecimento mais saudável. Incorporar uma rotina de alongamentos, manter uma postura correta e adotar práticas de autocuidado, como pausas regulares durante o trabalho, são passos simples e eficazes para quem busca uma vida sem dores na coluna”, conclui Vanessa.

Você também vai gostar

Emagrecimento

Muita gente, após conseguir um par, acaba ganhando um pouco de peso, mas é possível emagrecer em conjunto se esse for o objetivo de...

Nutrição

Ingerir bastante água é muito importante sempre, inclusive no inverno, então saiba como beber mais líquidos nessa época

Fitness

Sair do sedentarismo não é apenas uma busca por estética, mas também uma forma de evitar o aparecimento de diversas doenças

Emagrecimento

Muitas pessoas escolhem a corrida quando querem perder peso, então descubra aqui se correr emagrece mesmo ou não

Sair da versão mobile