A Seleção Brasileira de Rugby Feminino “Yaras” empatou por 15 x 15 contra Seleção Sub-23 dos Estados Unidos, nesse sábado (3), no Estádio Nicolau Alayon, em São Paulo, no início do Americas Rugby Trophy e já sonha com o título.
Este campeonato terá sequência no duelo entre Estados Unidos e Colômbia nesta quarta-feira (7), 10h (horário de Brasília), no Estádio Nogueirão, em Mogi das Cruzes (SP). Já no domingo (11), às 15h (horário de Brasília), no Estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra, em Cuiabá, as Yaras podem jogar de olho no título desde que superem as rivais colombianas. Ambas as partidas serão transmitidas no Youtube da CBRU (Confederação Brasileira de Rugby).
Os detalhes desse jogo
As norte-americanas abriram o placar com pênalti cobrado pela abertura Kristin Bitter. Destaque da partida, “Pipoca” devolveu na mesma moeda, mas logo depois Bitter retomou a vantagem dos Estados Unidos no primeiro tempo com um try seguido de conversão.
O segundo tempo foi diferente quando as Yaras mantiveram padrão tático, com defesa repaginada em situações extremas e presença no campo adversário. Assim, obtiveram o try de Ana Carolina Santana e a conversão de Edna Santini. As estadunidenses anotaram outro try com Freda Tafuna e ficaram cinco pontos na dianteira, mesmo com os penais excessivos.
As Yaras insistiram nessa adversidade e conseguiram o empate no último minuto com uma arrancada de Pipoca para o try. Detalhe que Edna Santini teve a chance de “selar” o triunfo com um resultado favorável, mas desperdiçou a conversão já com o cronômetro zerado.
As opiniões das atletas
“Jogo foi muito positivo, pois tivemos muita posse de bola e boas chances de sair com a vitória. Primeiro passo para algo muito bacana que esse grupo está construindo. Vamos encarar agora as colombianas no calor de Cuiabá, onde somos acostumadas a treinar”, disse a capitã do Brasil, Íris Coluna.
“Fomos capazes de pegar o tempo de bola e a confiança umas das outras. Fomos pacientes para buscar a vitória, que não veio, mas conseguimos um empate emocionante no final. Estamos bem preparadas em todos os sentidos para buscar o título e seguir evoluindo como equipe”, destacou Pipoca.
O objetivo do Americas Rugby Trophy
Americas Rugby Trophy é o tipo de disputa com foco na preparação do Brasil para viajar até Colômbia em julho para o qualificatório para o WXV, a nova liga mundial organizada pela World Rugby.