Corrida

Saiba como evitar as lesões mais comuns durante a corrida

Desde profissionais até amadores, é essencial que os corredores saibam evitar as lesões e as dores mais comuns causadas pela corrida

Foto: Shutterstock.com

Por mais que a corrida seja uma atividade simples, assim como todos exercícios físicos, é necessário atenção e cuidado para que não existam contusões. Seja entre amadores, iniciantes ou profissionais, desgastes ósseos, musculares e tendinites são muito comuns. Dessa forma, para evitar as lesões mais comuns durante a corrida, algumas medidas devem ser adotadas.

Conheça alguns dos problemas mais comuns entre os corredores e saiba como se prevenir:

Saiba quais são e como evitar as lesões mais comuns durante a corrida (Foto: Shutterstock.com)

Tendinite

Trata-se de uma inflamação no tendão, muitas vezes, relacionada à sobrecarga de treinos ou à falta de alongamento adequado, etapa essencial para os corredores. Além disso, movimentos repetitivos praticados de forma equivocada também podem causar a tendinite. A recomendação, caso exista a lesão, é aplicar gelo, alongar a região com mais cuidado e nunca treinar com dor. Também é possível fazer uso de medicamentos anti-inflamatórios de uso tópico. Se o problema persistir por muitos dias, deve-se procurar um médico.

Distensões musculares

As distensões são o rompimento de grande quantidade de fibras musculares e vasos sanguíneos, ocasionando dores e hematomas. Muitas vezes, as causas são relacionadas a movimentos que exigem muita força ou são feitos de forma brusca, sem que músculos, ossos, ligamentos e tendões estejam preparados. O tratamento pode ser feito com gelo, mas o auxílio médico para avaliação da gravidade é essencial. A dica é sempre aumentar a intensidade dos treinos de forma gradual para evitar distensões.

Fratura por estresse

Mais recorrente em membros inferiores, especialmente tíbia e fêmur, atinge especialmente atletas profissionais. As fraturas por estresse acontecem por causa de microfraturas na massa óssea, conforme os impactos dos treinos acontecem. Em longo prazo, esses pequenos desgastes podem levar a uma fratura. Assim, para evitá-las, recomenda-se intercalar os treinos de corrida com fortalecimento muscular. Isso porque músculos mais fortes tendem a absorver e proteger os ossos de impactos frequentes. Vale ressaltar que o corpo dá sinais de cansaço e dor que não devem ser ignorados: sempre tenha um período de relaxamento, durma bem e não corra todos os dias.

Canelite

A inflamação atinge o principal osso da canela, a tíbia, e costuma ser ocasionada por treinos muito rígidos, movimentos errados durante a corrida, fatores genéticos e até mesmo tênis inadequado para a prática. Sendo assim, fortalecimento muscular dos membros inferiores, utilização de tênis adequados e aumentar os treinos de forma progressiva são atitudes simples para impedir o desenvolvimento da canelite.

LEIA TAMBÉM

Texto: Érika Alfaro | Consultoria: Assessoria Calminex

Click to comment

Você também vai gostar

Corrida

Outro tema que reforça a necessidade de um supervisor no treino

Corrida

Problema é comum entre corredores e precisa de paciência para ser resolvido

Fitness

Treinador explica os riscos de realizar certos movimentos de maneira inadequada na academia

Saúde

Treinar no clima frio pode ser perigoso por conta do enrijecimento muscular. Realizar aquecimento frequentemente diminui risco de lesões

Sair da versão mobile