No universo fitness, não faltam alternativas para melhorar o rendimento esportivo. São vários os alimentos “pré e pós-treino” que as pessoas ingerem para melhorar sua força muscular durante os exercícios ou a recuperação desses músculos após eles. Entre as opções para aumentar a força muscular, a beterraba tem ganhado destaque, principalmente em sua versão em suco.
Mas será que ela realmente ajuda a aumentar a força muscular durante os treinos? Entenda a seguir:
O estudo
Pesquisadores da Universidade de Exeter, no Reino Unido, em parceria com os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, analisaram os efeitos do suco de beterraba em dez voluntários saudáveis. Os participantes foram submetidos a exercícios de esforço máximo para as pernas, enquanto os cientistas monitoravam a presença do nitrato ingerido em diferentes partes do corpo, como saliva, sangue, músculo e urina.
O objetivo era entender em quais regiões o nitrato se tornava ativo e de que forma influenciava a força muscular. Os resultados mostraram um aumento dos níveis de nitrato nos músculos, o que se associou ao crescimento da força durante os exercícios.
“Isso traz benefícios para a saúde cardiovascular, função cognitiva, desempenho físico e recuperação após o exercício. Além disso, o óxido nítrico possui propriedades antioxidantes, protegendo as células contra danos causados pelos radicais livres”, destaca a nutricionista Cris Ribas Esperança.
Essas descobertas têm impacto não apenas no desempenho esportivo, mas também em pesquisas médicas voltadas a doenças neuromusculares e metabólicas, muitas vezes relacionadas à deficiência de óxido nítrico.
Onde os efeitos são mais fortes
De acordo com os pesquisadores, os benefícios do suco de beterraba se destacam em atividades de resistência prolongada e de alta intensidade. Já em exercícios de força explosiva, que exigem maior recrutamento de fibras musculares de contração rápida, os efeitos parecem ser menos evidentes.
Agora você já sabe: se você quer ter um maior rendimento nos treinos, especialmente em atividades de resistência prolongada e de alta intensidade, a beterraba pode ser uma grande aliada!