Nutrição

Suco de laranja não altera a glicemia, aponta estudo

Detalhe que outros estudos já citaram outros impactos positivos do suco de laranja para saúde

Suco de laranja ajuda na produção de insulina - Shutterstock

Tanto a laranja quanto o seu suco são indicados para quem cumpre uma dieta balanceada, ou seja, dispõe de riqueza de vitamina C e flavonoides. Cujos compostos oferecem propriedades antioxidantes e anti-inflamató­rias. Além disso, o estudo da FoRC (Centro de Pesquisas de Alimentos), da USP (Universidade de São Paulo), alega que o suco de laranja ajuda na produção de insulina.

Como o suco de laranja ajuda na produção de insulina?

12 sujeitos do sexo masculino e feminino em boas condições de saúde se envolveram na experiência. E depois uma noite em jejum fizeram uma refeição rica em gordura e carboidratos com 1.037 kcal.

Os envolvidos foram separados em três grupos: o que tomou somente água na refeição, a que bebeu suco de laranja. E um terceiro que recebeu bebida baseada em glicose com teor de carboidratos, que se equipara ao do suco de laranja.

Dessa maneira, os pesquisadores verificaram o nível de glicose no sangue dos envolvidos de três a cinco horas após o encerramento do desjejum. A primeira análise detectou que os três grupos mostraram acréscimo da glicemia. E, principalmente, que a glicemia e insulinemia da equipe que bebeu suco de laranja não mudaram drasticamente dos monitorados do grupo da água nas análises.

Logo depois, os estudiosos “colheram” amostras de sangue dos participantes e estudaram a expressão dos microRNAs, RNA (Ácido ribonucleico). Com papel de controle da expressão dos genes em meio as interações com RNA mensageiro.

Por fim, os cientistas concluíram que os resultados sinalizam que o suco de laranja exerce ação benéfica na produção de insulina. E, paralelamente, na modulação da glicemia.

A opinião do especialista

“É um estudo interessante mostrando que não teve diferença no controle da glicemia em quem tomou água durante a refeição e quem tomou o suco de laranja. Uma das coisas que a laranja tem que são as fibras. Então, a fibra retarda esse aumento da glicemia e tanto é que a gente indica fibra para paciente pré-diabético. Ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue do paciente porque retarda a absorção. Então, o paciente quando toma fibra retarda a absorção de glicose e com isso não dá tanta diferença nos exames”, afirma em entrevista exclusiva para o Sport Life o médico do esporte Dr. Thiago Viana.


Você também vai gostar

Saúde

Hábitos diários fazem a diferença nessa proposta

Fitness

Entenda como algumas simples atitudes podem acelerar a conquista dos objetivos

Nutrição

Práticas, nutritivas e que vão te auxiliar no duro processo de hipertrofia

Nutrição

São os ajustes necessários para o bem-estar diário

Sair da versão mobile