Não é novidade que, para emagrecer, é necessário estar em déficit calórico, mas, apostar em suplementos para queimar gordura pode facilitar as coisas. A grande questão, no entanto, é saber usá-los de maneira correta, para que não tragam nenhum efeito indesejável ou pouco resultado.
Portanto, conversamos com o assessor esportivo, educador físico e pedagogo, Leandro Twin, que possui grande experiência no assunto. Ele nos contou que suplementos são apenas nutrientes isolados. “Dentro de um contexto, ele vai suprir uma lacuna na dieta e fim”. Mas, se o seu objetivo for emagrecer, alguns produtos podem facilitar a sua jornada.
Suplementos para queimar gordura
Segundo Twin, as pessoas que querem emagrecer devem apostar mais em produtos que exercem função termogênica no organismo. Aqueles que elevam a produção de calor no corpo e contribuem para a perda de gordura.
O carro chefe desses suplementos é a cafeína, mesma substância encontrada no café. E, de acordo com o especialista, a única diferença entre tomar uma cápsula de cafeína ou uma xícara de café – sem açúcar – é a concentração de cafeína, que pode ser mais elevada em comprimidos. Serve também para pessoas que não gostam da bebida, mas querem utilizar os benefícios termogênicos da substância.
“A cafeína é o mais forte termogênico natural que a gente vai encontrar. Porém, o que a gente vê são pessoas pegando cafeína e adicionando várias outras substâncias, como pimenta e gengibre, e vendendo isso como um termogênico supercaro. O poder de termogênese da cafeína – que é a melhor fonte natural – ainda assim é baixo. E o do restante é razoavelmente irrelevante. Portanto, o melhor suplemento é a cafeína pura, onde você vai pagar mais barato, pela melhor substância termogênica”, conta Twin.
Isso ressalta ainda mais a tese de que os suplementos não fazem milagre. Eles podem te auxiliar, mas só serão efetivos quando forem aliados a uma boa rotina de treinos e uma alimentação adequada.