Primeiramente, antes de falar de técnicas, precisamos falar de hábitos. Ou seja, se a sua rotina não está instalada em um treino, ou atividade física, as técnicas não vão ter um efeito significativo.
Sendo assim, ao reprogramar rotinas automáticas da sua vida, perceba como realizamos nossas tarefas exatamente da mesma maneira todos os dias. Se repetiu tantas vezes, que se tornou automático.
As escolhas que fazemos a cada dia, na maioria das vezes, podem parecer decisões tomadas com bastante consideração. Mas, não são. São apenas hábitos.
Você pode reprogramar rotinas automáticas da sua vida, mas isso requer um certo planejamento. Ou seja, em que momento do meu dia irei treinar? Será um treino curto ou longo?
Uma decisão se torna um comportamento automático, mesmo que não seja saudável. Criamos um hábito não saudável. Repetição, repetição e repetição.
Portanto, faça o que gosta. A escolha da atividade é muito importante para sustentar esse hábito. Intercalar com o que gosta. Seja dançar, nadar, correr, e o que é necessário (a musculação). Ela evita lesões, melhora seu condicionamento e fortalecimento.
Técnicas para driblar a preguiça
Fazer treinos curtos: comprovado cientificamente que eles geram resultados, nosso corpo se adapta. Um novo estímulo irá gerar uma nova resposta para o seu condicionamento. O HIIT é o método de treinamento do momento.
Ouvir música: a música tira o foco do esforço podendo melhorar a sua performance, estimulando os outros sentidos no cérebro.
Ter companhia: treinar acompanhada reforça laços de amizade e deixa o treino mais divertido. Gera um compromisso, conexão, até uma leve competição amistosa.
Compromisso: tenha um personal trainer, um investimento que te ajudará a traçar metas e alcançar objetivos com mais eficiência.
Buscar um objetivo: emagrecimento, se tornar ativo, aumentar massa muscular, correr 5k ou uma maratona. Crie desafios, mesmo que individualmente.
Manter a bolsa sempre pronta: organização reduz erros. Se você precisar voltar para casa após um dia de trabalho e esse hábito não estiver instalado na sua vida, aumentam as chances de desistir.
Determinar um horário: esse compromisso é com você, só você pode fazer a sua parte. Se a sua rotina não está instalada com um treino ou atividade física, a técnica não trabalha sozinha.
Mudar gera esforço, como todo trabalho. Mas, a recompensa é imediata, por todos os benefícios que o exercício físico oferece.