Saúde

Tribulus terrestris aumenta a testosterona? Veja quando usar

Fitoterápico tribulus terrestris pode ajudar em casos específicos, mas exige cautela no uso; conheça mais sobre ele

Tribulus terrestris aumenta a testosterona? - Foto: Shutterstock

Extraído de uma erva natural, o tribulus terrestris é um composto conhecido por suas propriedades capazes de influenciar o funcionamento do organismo. Seus benefícios vão desde o aumento da libido até a melhora de condições metabólicas.

Porém, como qualquer medicamento, o uso inadequado pode trazer riscos sérios à saúde. Assim, saber quando ele pode ser útil é essencial, sendo que sempre deve haver a recomendação de um médico.

Além disso, muitas pessoas dizem que o medicamento aumenta os níveis de testosterona: mas será que isso é verdade? Entenda tudo isso a seguir:

De suplemento a medicamento fitoterápico

Por muito tempo, o tribulus terrestris foi tratado apenas como um suplemento alimentar, vendido livremente em lojas físicas e online. Mas uma decisão da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) mudou esse cenário: hoje, ele é classificado oficialmente como um medicamento fitoterápico.

Segundo o médico nutrólogo Dr. Fernando Cerqueira, a medida foi importante para evitar a comercialização indiscriminada do produto, sobretudo pela internet.

“O extrato da planta tribulus terrestris é rico, principalmente, nas saponinas, considerada um fito-hormônio devido à capacidade de fazer a modulação hormonal no organismo. Geralmente, ele é indicado para homens com baixos níveis de testosterona e para mulheres na menopausa, já que promove o aumento da libido”, explica.

Tribulus realmente aumenta a testosterona?

Uma das funções do fitoterápico é, de fato, estimular a produção natural de testosterona. Porém, quem já possui níveis normais do hormônio dificilmente perceberá grandes mudanças — especialmente quando o objetivo é ganhar massa muscular.

Ainda assim, de acordo com o Dr. Cerqueira, o tribulus terrestris pode ser usado para tratar diferentes problemas de saúde. Entre eles:

  • Estimular o desejo sexual em homens e mulheres;
  • Melhorar a libido;
  • Reduzir os sintomas da menopausa;
  • Combater a impotência sexual;
  • Aumentar a produção de espermatozoides;
  • Diminuir o pico de glicemia após refeições;
  • Prevenir doenças cardiovasculares;
  • Reduzir o risco de resistência à insulina.

Riscos, contraindicações e efeitos colaterais

Primeiramente, o fato de ser natural não significa que o tribulus terrestris está livre de perigos. Ele tem contraindicações e deve ser usado apenas com orientação médica. Ainda segundo o especialista, não é recomendado para:

  • Crianças;
  • Mulheres grávidas ou que estejam amamentando;
  • Pacientes com qualquer tipo de câncer;
  • Homens com problemas de próstata;
  • Pessoas hipertensas;
  • Indivíduos com transtorno de ansiedade generalizada (TAG).

Além disso, mesmo quem não se enquadra nesses grupos deve ter atenção. O consumo sem acompanhamento pode provocar efeitos colaterais como: sobrecarga do fígado, dores de cabeça, acne, queda de cabelo, inchaço e alterações hormonais.

Como usar corretamente

Por fim, sobre a dosagem, o Dr. Cerqueira reforça a importância de cautela:

“Assim como todo medicamento, se consumido em grandes dosagens (acima de 2g por dia) e por um período longo, ele pode sobrecarregar o fígado. O importante é utilizar tribulus terrestris somente quando houver prescrição de um médico. Nunca por indicação de um amigo ou da internet. O ideal é realizar alguns exames antes de utilizar esse medicamento”, conclui.

Você também vai gostar

Nutrição

Especialistas explicam como usar o azeite, o chamado “ouro líquido”, no dia a dia sem que ele comprometa a dieta

Fisiculturismo

Disciplina, autoconhecimento e saúde integral impulsionam uma nova forma de enxergar o fisiculturismo; conheça mais sobre a prática

Fitness

Estudos revelam efeitos do nitrato presente no suco de beterraba no desempenho físico e na saúde; saiba mais aqui

Ganhar massa muscular

Treinar membros superiores ajuda a firmar a pele, acabar com o braço flácido, fortalecer músculos e melhorar desempenho em outros exercícios

Sair da versão mobile