(+) Esportes

Vá de bike pelo Vale do Ribeira

O Circuito Lagamar é novo, mas já conquistou muita gente pela chance de conhecer, de bike, comunidades caiçaras e trechos de mata atlântica

Foto: Divulgação

Texto de Gabriel Gameiro

Foto: Divulgação

O Circuito Lagamar vai encher os olhos de quem ama andar de bike e conhecer lugares novos: são 180 km, divididos em 4 trechos entre os municípios de Ilha Comprida, Iguape, Pariquera-Açu, Jacupiranga e Cananeia, localizados no litoral sul do Estado de São Paulo e na região de Lagamar, reconhecida pela Unesco como Reserva de Biosfera da Mata Atlântica. “É uma região muito bela. Passamos por paisagens maravilhosas, que mesclam mata atlântica e litoral. Pedalar na areia de Ilha Comprida foi uma experiência incrível”, conta a consultora de marketing Mônica Trancoso.
De acordo com os criadores do trajeto, dá para fazer o percurso inteiro entre 3 e 4 dias, mas, claro, tudo depende do ânimo e da disposição de tempo de cada um. “Fiz o trajeto em 5 dias, pois optei por passar um dia na cachoeira do Pitu, que é muito bonita. A região é muito segura e o guia traz a descrição de locais para hospedagem com ótimos preços”, afirma o professor Guilherme Rocha. Uma dica: se a sua intenção é ficar hospedado em pousadas, faça a reserva com certa antecedência para evitar imprevistos.

 

Foto: Divulgação

O circuito foi pensado para iniciantes, portanto, não haverá grandes complicações nem sofrimento pelo caminho. “O trajeto é em sua maior parte plano, o que possibilita você chegar mais cedo nas cidades e curtir o fim de tarde nelas, ou estender o pedal para alguma outra atração local”, conta a empresária Valeria Falcão. Um senão: recém-lançado, ainda sofre um pouco com a falta de placas sinalizadoras, que estão em fase de implantação. “Seguimos o caminho pelo GPS, mas já estão colocando placas no caminho. Vai ficar perfeito”, acrescenta Valeria.

 

Como fazer o circuito

Faça um check-up da sua bike antes de se aventurar. Não é preciso grandes preparos, mas você deve ser capaz de pedalar numa boa pelo menos 50 km numa tirada única. Leve alforjes impermeáveis (onde poderá levar comida para o caminho, roupas etc.) ou compre uma capa para cobri-los, pois a região litorânea e serrana é úmida, com grandes chances de precipitação. Como se trata de um circuito, começa e termina no mesmo local: em Ilha Comprida. Os organizadores disponibilizam um kit (que pode ser retirado na panificadora Cajara, tida como o início do circuito), que contém um guia com todas as informações necessárias, inclusive sugestões de onde dormir. Ele custa R$ 20 e segue o princípio de muitos dos circuitos europeus de bike: ao final do trajeto, ganha-se um certificado de conclusão, desde que o guia esteja devidamente carimbado. Você pode mandar um e-mail  para o idealizador (William) e receberá um arquivo em PDF do trajeto.

Click to comment

Você também vai gostar

Ciclismo

Treinadora explica como a modalidade pode ser benéfica para quem quer emagrecer e melhorar o rendimento no ciclismo

Ciclismo

Conheça os benefícios da prática para o emagrecimento, condicionamento físico e saúde mental

Ciclismo

Entrevistamos Viviane Mendonça, que incentiva e dá dicas de como as mulheres podem passar a andar mais de bike

Ciclismo

Não deixe sua bike de lado em época de chuva. Siga 5 conselhos fáceis de fazer para manter o bom desempenho mesmo em condições...

Sair da versão mobile