Esporte

Yndiara Asp participa de série sobre cultura do skate

A florianopolitana de 25 anos é considerada como uma das precursoras da modalidade park

Yndiara Asp durante manobra em Curitiba. Crédito da imagem: Julio Detefon

A skatista Yndiara Asp participou nessa terça-feira (28) do capítulo brasileiro da segunda fase da série documental “Mi casa es tu casa”. O tema, desenvolvido pela marca “Vans”, tem o propósito de valorizar a cultura do skate da América Latina.

Alegria de participar

“É uma honra fazer parte de um projeto tão incrível. É essencial mostrar a cultura do skate, que é um lugar inclusivo, que dá abertura para todos e onde nós nos unimos independente de competições”, comenta a profissional.

Detalhes da série

A segunda temporada da série, gravada no Chile, Costa Rica, Panamá e no Brasil, tem imagens feitas em Brasília e São Paulo com a intenção de enfatizar a cena local com os principais pontos, manobras e parceria da cultura latino-americana.

A pré-estreia deste episódio será realizada no Cinesala, em São Paulo, e a entrada está restrita apenas para os convidados da Vans. O título Mi casa es tu casa trata-se do termo propagado na América Latina. E foi selecionado como “justificativa” da amizade e companheirismo dentro do universo skateboarding.

Além de Yndiara, Mi casa es tu casa já “juntou” também os skatistas brasileiros Lucas Xaparral, Murilo Peres, Ricardo Dexter, Ismael Henrique e Felipe Nunes, os chilenos Bastian Saavedra, Josefina Tapla, Stavros Razls, Patricio Vargas, Braulio Sagas e Jhanca González, os costarriquenhos Roberto Chaves, Maggle Ugalde, o panamenho Roly Smith, o colombiano Jhancarlos Gonzáles e o uruguaio Dufour.

Dentro da pista

Não é só fora do asfalto que Asp está com compromissos. Ou seja, a skatista está em preparação para sua estreia na categoria park do STU (Skate Total Urbe) de 2 a 5 de março, no Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, em Criciúma (SC). O que também há em jogo nessa primeira etapa do STU é a pontuação máxima do ranking nacional.

Pâmela Rosa e Ismael Henrique foram os vencedores do estilo street com as notas finais de 63.10 e 70,56, respectivamente. Sendo assim, a CBSK (Confederação Brasileira de Skate) anunciou que existem mais de 40 concorrentes para segunda semana do torneio. E, em seguida, que na etapa anterior houve as inscrições de mais de 70 competidores.

Quem é ela?

Yndiara Asp representou o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio 2020 e ficou em oitavo lugar nas finais. Em seguida, já na temporada de 2022 “agarrou” o vice-campeonato do STU. Além disso, outra marca da sua carreira é o título do “Oi Skate Jam” no ano de 2018. Quando expôs a discussão igualdade no valor das premiações entre homens e mulheres.

Esse momento no Oi Skate Jam o motivou a “transportar” a categoria feminina em eventos internacionais. Que até então contavam apenas com exibições de homens, exemplo: “Red Bull Skate Generation”.

Você também vai gostar

Corrida

Muitos definem a corrida como “exercício do prazer”

Treinos

É um tipo de conselho que pode impactar a performance do praticante

Nutrição

Veja como incluir essa iguaria no seu cardápio fitness sem nenhum tipo de prejuízo para a saúde

Treinos

O ritmo desse treino é de acordo com condicionamento físico de um sujeito

Sair da versão mobile