A palavra yoga é de origem do sânscrito, antiga língua do Nepal e Índia, que significa “integrar” ou “unir”. Então, trata-se da prática com o objetivo de trabalhar o corpo e a mente. Ainda assim, há quem ainda recorre para esse método com outra meta e passa a lidar com dúvida, exemplo: yoga ajuda a emagrecer?
Yoga com emagrecimento dá match!
“Yoga ajuda a emagrecer. Diferente do que a maior parte das pessoas acredita, yoga não é um esporte ou uma atividade física. Na minha visão, a prática de yoga se assemelha muito mais a uma ferramenta, momento ou uma prática de higiene. Higiene essa metabólica e higiene circulatória, que de certa forma quebram rigidez no corpo inteiro de maneira sistêmica e a partir disso metabolismo responde. Então, a resposta natural do corpo a prática de yoga é um aumento metabólico e a partir disso quebra de gordura a partir disso emagrecimento”, respondeu com exclusividade para o Sport Life o professor de yoga Ravi Kaiut.
Separação de conceito
Aí é o detalhe para não confundir um conceito com outro. Embora exista o ritmo de prática diária para perder peso e alguns exercícios físicos para serem conciliados, nunca esqueça de que essa prática jamais pode ser associada com exercício físico.
“Para quem quer emagrecer, o que eu recomendo é no mínimo de 15 a 30 minutos diários de ativação do corpo. Isso pode ser uma caminhada pode ser uma breve corrida pode ser um treino funcional diversas atividades diferentes. Já dentro da prática de yoga a minha recomendação é uma hora por dia até porque a prática de yoga não pode ser confundida com exercício físico”, pontuou Ravi.
Outros benefícios e sugestão
Kaiut adiantou que os resultados do yoga são visíveis logo após a primeira sessão em termos de mobilidade diminuição de estresse. Além disso, para quem quer emagrecer os ganhos surgem depois de dois ou três meses.
“Além do yoga, a minha recomendação para emagrecimento é caminhada ‘cardio’. Qualquer tipo de atividade física, que leve o batimento cardíaco não para o extremo dele, mas para algo onde já tem uma certa demanda cardiovascular, também vai auxiliar na queima de gordura”, concluiu Ravi Kaiut.
Dado
A Ekomat divulgou pesquisa em 2019 com a acusação de que havia cerca de um milhão de praticantes de yoga no Brasil. Depois do auge da pandemia do coronavírus, não houve nenhum levantamento para acusar o aumento ou queda da quantidade de adeptos.