Os benefícios da dança, ao contrário do que alguns imaginam, vão além da diversão e da descontração. Colocar uma música que te agrada e deixar o corpo se mexer naturalmente, além de tornar o dia mais alegre, pode ser uma importante ferramenta para conquistar aquele tão sonhado corpo atlético.
É claro que não podemos esquecer que o condicionamento físico – seja para quem está acima do peso, ou para quem é muito magrinho – depende de inúmeros fatores. Podemos citar a boa alimentação, o descanso correto e até mesmo questões hormonais e genéticas.
No entanto, é inegável a importância de incluir uma atividade física na rotina. E se você é daqueles que não gosta de praticar nenhum esporte específico, dançar pode ser uma excelente solução.
“São muitos os ritmos que podem ajudar a manter o corpo saudável, além de reduzir o estresse e a ansiedade”, afirma a bailarina Helô Gouvêa, que comentou sobre os benefícios da dança e como a atividade é importante para a saúde física e mental.
Com o auxílio da educadora física, Andrea Sbrissa, realizamos uma estimativa de quantas calorias é possível gastar com diferentes tipos aula de dança – de até 90 minutos. Lembrando que tudo vai depender do grau de intensidade e das individualidades de cada pessoa. Confira:
- Walk Dance: 500 calorias
- AeroJazz: 1.500 calorias
- Aerozouk: 1.500 calorias
- Street Dance: 700 a 1.000 calorias
- Zumba: até 1.200 calorias
“O bom é que qualquer pessoa pode praticar, desde que não tenha nenhum impedimento médico. Não existe idade para dançar: basta existir a vontade de libertar o corpo e se deixar levar pelo ritmo da música. Na dança, o objetivo principal é se divertir e dançar, os benefícios são meras consequências”, afirma a treinadora.
Para exemplificar melhor quais são os benefícios da dança, as especialistas nos ajudaram a listar 13 vantagens de incluir a atividade na rotina. Veja:
- Melhora o sistema imunológico;
- Combate o estresse;
- Ajuda a melhorar as tensões musculares;
- Aumenta a socialização, criatividade e concentração;
- Ajuda na manutenção da estrutura óssea e muscular;
- Diminui o risco de morte por doenças cardiovasculares, diabetes tipo II e tratamento de diabetes tipo I;
- Controla o peso corporal;
- Alivia a ansiedade;
- Reduz e ajuda no tratamento de depressão;
- Previne a hipertensão, infarto e osteoporose;
- Melhora a postura, autoestima e flexibilidade;
- Reduz dores, obesidade e fadiga;
- Melhora a capacidade pulmonar aumentando pequenos vasos que irrigam os alvéolos pulmonares.