Dia 01/03 rola a Meia Maratona Internacional de São Paulo, com 5 e 21 km. Largada e chegada na Praça Charles Miller, passa pela avenida Pacaembu, Minhocão, avenidas Ipiranga e São João, Largo do Arouche e avenida Rio Branco. “Por ser predominantemente plana, comece a prova de maneira conservadora para evitar quebrar no final – tente estabelecer um ritmo ideal e seja o mais regular possível. Aproveite o trecho próximo ao Parque Villa Lobos (plano e arborizado) para ajustar o ritmo e se preparar para o que vem depois”, recomenda o treinador Rodrigo Lobo, da Lobo Assessoria Esportiva. Cuidado com a parte final da prova, na Av. Politécnica, que é o único trecho desafiador, com uma subida mais longa. “Chegue nessa fase com a hidratação e alimentação em ordem (água, isotônico e gel de carboidrato) para imprimir um bom ritmo, preparar-se para os últimos quilômetros e comemorar no final”, completa.
Lobo sugere que, na véspera, aproveite para mentalizar bem a prova (percurso e estratégia), separar tudo que vai levar e, se estiver chovendo, opte por roupas leves e uma troca de roupa para o pós-prova. “Hidrate-se bem no dia anterior, evite alimentos gordurosos, excesso de carnes e jejum prolongado. Chegue com antecedência para evitar estresse e mantenha a hidratação e a glicemia estáveis até a largada. Tome pequenos goles nos pontos de hidratação e use carboidrato em gel aproximadamente depois de 40 minutos”, ensina Lobo. Informações em www.yescom.com.br.
Quem ainda não estiver pronto em março, saiba que dá para encarar os 21km pela capital. Dia 12/04 tem a Meia Maratona da Corpore, também com 5 e 21 km, só que dessa vez na USP. Inscrições em www.corpore.org.br.