5 benefícios da melancia que você provavelmente não sabia

A fruta tem muitas vantagens para a saúde!

Foto: Shutterstock Images
Melancia fatiada

Foto: Shutterstock Images

A melancia é uma fruta qual tudo pode ser aproveitado: a polpa, a casca, as sementes e até mesmo a parte branca. Além disso, também é uma fruta com diversos nutrientes e muitos benefícios para a saúde, que são desconhecidos para muitas pessoas e vão desde auxílio contra dores musculares até a prevenção do câncer de próstata!  Confira algumas vantagens:

1 – Rica fonte de licopeno

Licopeno é um poderoso antioxidante que reúne inúmeras provas de que ajuda a combater o câncer de próstata. Um copo de suco oferece 1,5 vez mais licopeno que o tomate cru, outra fonte do antioxidante. Se a ideia é retê-lo todo antes de comer, armazene a fruta fora da geladeira.

2 – Ajuda a aliviar dores musculares

Um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry constatou que beber suco de melancia pode ajudar a aliviar aquela dorzinha chata pós-exercício. Atletas que consumiram um pouco mais de 450 ml uma hora antes de treinar apresentaram menos dor muscular no dia seguinte ao dos exercícios. A fruta também contém grandes quantidades de citrulina, substância ligada à melhora da função arterial e à queda da pressão sanguínea. Mas atenção! Toda essa citrulina está concentrada na parte branca da melancia. Você pode comê-la sem problema.

3 – É repleta de água

A melancia é fundamentalmente água e açúcar – possui 91,5% de água em sua composição. Portanto, é uma opção boa e saborosa para manter o corpo hidratado.

4 – As sementes são muito nutritivas

Ao invés de cuspir as sementes fora, experimente germiná-las ou comê-las secas e torradas. Fornecem proteína, vitamina B, magnésio e gorduras mono e poli-insaturadas, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol.

5 – Melhora o desempenho sexual

Acredite, um componente encontrado na fruta, chamado citrulina, age de maneira parecida ao princípio ativo do Viagra. A citrulina é precursora de compostos que formam o óxido nítrico, cujo grande benefício é relaxar os vasos sanguíneos. Esse efeito também tem grande valor para quem tem hipertensão.

+Veja também: 5 benefícios surpreendentes do tomate

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você