5 cuidados que você precisa ter na hora de preparar o suco detox

Listamos cinco fatos sobre o suco verde: são cuidados para que você obtenha todos os benefícios dessa bebida natural e detox

5 fatos sobre o suco verde
Foto: Getty Images

O suco detox já entrou na moda, saiu de moda, ganhou várias versões. Teve gente que incluiu o suco detox verde na rotina de vez e teve quem tentou, mas não conseguiu se adaptar ao sabor dele.

Apesar de muitos nutricionistas continuarem indicando o suco detox no cardápio tanto de quem quer emagrecer quanto de quem quer simplesmente ter um dia a dia mais saudável, existem alguns cuidados básicos que precisam ser tomados na hora do preparo. Não basta incluir uma folha verde em qualquer suco para torná-lo nutritivo ou detox!

Veja cinco desses cuidados para que você obtenha todos os benefícios!

Devagar com as frutas para o suco detox

Se o seu objetivo é emagrecer, tenha atenção à escolha das frutas para o suco detox. Coloque apenas um tipo de fruta na bebida e, de preferência, opções com baixo teor de carboidrato, como limão, morango ou kiwi. Vale lembrar: sempre que possível, beba sem adoçar! Com o tempo, o paladar vai se acostumando à doçura natural das frutas e ao sabor dos outros ingredientes. Caso considere necessário, acrescente adoçantes naturais, como o xilitol e o estévia.

Verdura indispensável

Diferentes ingredientes podem ser usados no preparo do suco verde, como frutas, verduras, legumes e sementes (de linhaça ou de girassol, por exemplo), mas é fundamental que ele contenha uma verdura verde-escura. A couve costuma ser a mais utilizada. “É uma verdura rica em vitamina C, A e K, cálcio, potássio e luteína. Age como anti-inflamatória, antioxidante, tem baixa caloria e baixa quantidade de carboidrato. É muito usada em sucos porque, além de todas essas vantagens, ainda tem um custo menor em relação a outras verduras, e o sabor na bebida é agradável ao ser misturado com frutas”, afirma a nutricionista Nathalia Telles.

Sem excessos no suco detox

Hidratar-se é fundamental para o bom funcionamento do organismo, ajudando não só no emagrecimento como na manutenção da saúde, mas, para isso, é indispensável beber água pura. Os sucos naturais colaboram com a hidratação, então não devem ser consumidos em excesso, uma vez que as frutas contêm frutose que, apesar de ser natural, é um tipo de açúcar.

Na hora certa

A bebida pode ser ingerida a qualquer hora do dia, como lanches intermediários, por exemplo, mas o café da manhã é considerado o melhor momento. “Opte pelo consumo no horário da manhã para potencializar a eliminação de toxinas, reduzir retenção de líquidos, promover saciedade, diminuir a absorção de gorduras e estimular o sistema imunológico”, recomenda a nutricionista Maria Angélica Grecco. Para aproveitar melhor os nutrientes, beba logo após preparar o suco, pois algumas vitaminas se perdem em contato com a luz e o ar.

Pode coar o suco detox?

Já existem sucos verdes engarrafados disponíveis no mercado mas, além de não serem frescos como os feitos em casa (e, portanto, menos saborosos e menos nutritivos), esses sucos já prontos geralmente são coados. Nesse processo, grande parte das fibras vão embora, assim, o ideal é beber sem coar. “Quando as fibras são perdidas, outros constituintes do suco ficam disponíveis, entre eles a frutose que é, então, rapidamente absorvida, causando uma elevação do açúcar no sangue e um pico de insulina, prejudicando o organismo”, esclarece a nutróloga Anna Carolina Miotto Maia.

Combine!

Uma fruta, uma verdura verde-escura e água geladinha: essa é a base para o suco detox, mas pode usar a imaginação e criar uma bebida de acordo com as suas necessidades e preferências. Confira ingredientes indicados pela nutricionista Nathalia Telles para algumas ocasiões:

  • Pré-treino: canela ou gengibre. Ambos os ingredientes agem como termogênicos, ou seja, aumentam a temperatura corporal e o gasto calórico. E dão um sabor especial ao suco!
  • Pós-treino: água-de-coco. Troque a água comum pela água-de-coco e ganhe muito mais vitaminas e minerais, importantes para repor os nutrientes perdidos com o suor durante os treinos.

Suco detox após o fim de semana: chá-verde. A água também pode ser substituída pelo chá-verde pronto e frio. Ele age como antioxidante e colabora com a prevenção de diversos problemas de saúde.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você