Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo é uma grande causa de diversas doenças, sendo responsável por 6% das doenças cardíacas coronárias, 7% do diabetes tipo 2, 10% do câncer de mama e 10% do câncer de cólon. Além disso, pode causar ou piorar problemas de saúde mental. Ou seja, que ele é ruim para a saúde não é nenhuma novidade.
Contudo, muitas pessoas ainda seguem esse estilo de vida, mesmo sabendo dos seus malefícios, por dificuldade de sair dele. Isso pode ocorrer por questões como falta de tempo, não saber como começar ou mesmo preguiça de fazer as atividades físicas, que muitas pessoas podem achar “chatas” ou “difíceis”.
“Por isso é muito importante encontrar um exercício ou atividade que possa ser adotado à rotina de forma prazerosa, para que assim se torne um hábito inegociável”, explica o Dr. Jefferson Medeiros, médico oncologista.
Para quem ainda não pratica nenhuma atividade e quer sair do sedentarismo, a coordenadora técnica da Selfit Academias, Bianca Souza, traz a seguir algumas dicas:
Faça pausas durante o trabalho
Muita gente, atualmente, trabalha sentado por horas, sem movimentar o corpo, e isso não é saudável. “A cada hora de trabalho sentado, levante-se, caminhe por alguns minutos e alongue-se. Esse hábito simples pode reduzir a tensão muscular e melhorar sua disposição”, explica Bianca.
Inicie o dia com exercícios leves
Separar um momento do dia para se exercitar um pouco pode ajudar muito na constância, e por que não logo antes de trabalhar? “Uma caminhada ou uma série rápida de alongamentos é suficiente para ativar o corpo”, comenta a especialista.
Inclua a musculação na sua rotina
Muita gente pensa que a musculação só é essencial para quem busca determinada estética, mas isso não é verdade. “Treinar três vezes por semana, durante 40 minutos, pode fortalecer os músculos, melhorar a postura e prevenir dores causadas por longos períodos sentados. Além disso, a massa muscular está diretamente ligada à longevidade e à saúde geral”, destaca a profissional.
Alimente-se de forma adequada
Não vai adiantar muito tentar ter um corpo ativo se você for se sentir cansado e não conseguir render o necessário nos exercícios. E, para isso, é preciso colocar um bom combustível no corpo.
“Buscar a orientação de um nutricionista é fundamental para encontrar uma dieta que se ajuste à sua rotina. Alimentar-se corretamente aumenta a energia e torna mais fácil manter-se em movimento”, adiciona Bianca.
Escolha hábitos que se encaixem no seu dia a dia
Por fim, só dá para sair do sedentarismo de vez se você escolher uma rotina de exercícios que consiga manter a longo prazo. “Adote atividades que sejam simples e práticas para você. Quando isso acontece, seguir todas as outras dicas ficam mais naturais”, finaliza.