6 alimentos que ajudam a perder peso

Com propriedades funcionais, estes alimentos podem auxiliar no emagrecimento

Foto: iStock
Foto: iStock

Foto: iStock

Perder peso a qualquer custo tornou-se uma regra perigosa e obsessiva: muitas pessoas têm trocado a consultoria de profissionais por dietas de blogueiros e blogueiras fitness que podem trazer consequências graves à saúde. 

Algumas delas promovem longos períodos de jejum ou com muitas restrições, o que leva as pessoas a querer compensar tal privação depois de um certo período, o que leva a um ganho de peso igual ou maior, ou a uma busca mais incessante pelo emagrecimento.

Saiba mais: 9 truques para emagrecer mais rápido

Para que uma dieta dê certo, é preciso aprender a se alimentar corretamente e incluir alimentos funcionais, ou seja, que possuem propriedades que vão além de sua função básica – alguns dão mais energia, outros ajudam a acelerar o metabolismo… Se a dieta não está à altura do gasto calórico e o organismo não possui os nutrientes necessários para manter um bom funcionamento, a dieta está fadada ao fracasso. O nutricionista Gabriel Passos separou alguns alimentos que auxiliam no processo de emagrecimento. É importante lembrar que é essencial o acompanhamento de um nutricionista para seguir qualquer tipo de dieta. Veja abaixo:

 

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

 

1. Gengibre – Uma das principais qualidades do gengibre é seu poder termogênico, capaz de acelerar o metabolismo fazer o corpo gastar mais energia e queimar mais gordura, além de ativar a circulação otimizando a queima calórica. Sem falar nas suas propriedades anti-inflamatória, antibacteriana e antisséptica.

2. Canela – Seguindo a mesma linha do gengibre em relação ao poder termogênico, a canela é ainda aliada no controle do diabetes. Uma boa dica é fazer um chá termogênico usando canela, gengibre e maçã.

3. Vegetais verde escuros – As folhas verdes escuras são ricas em vitaminas A, C, K, ácido fólico e vitaminas do complexo B, minerais, cálcio, ferro, fitoquímicos e fibras essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Eles possuem funções diversas, inclusive na prevenção de doenças, como osteoporose, anemia, doenças cardiovasculares, estresse, etc. Além disso, também ajudam a manter o equilíbrio do pH sanguíneo, fazendo com que o corpo trabalhe de forma mais eficiente e intensa.

4. Aveia – A aveia é um cereal que trás inúmeros benefícios para a saúde, além de controlar a fome, pois é rica em fibras. Possui propriedades anti-inflamatórias, regula o intestino e ajuda a controlar a glicose e o colesterol.

 

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

5. Salmão, atum, e peixes em geral – Estão entre os alimentos que emagrecem, pois são excelentes fontes de proteínas magras e de gorduras de boa qualidade, como a gordura monoinsaturada, que  derruba as taxas de colesterol “ruim” e preserva as artérias. Além disso, ela serve como fonte de energia para o organismo. A dica é incluir os peixes na alimentação por, pelo menos, 2 vezes na semana.

6. Amêndoas – Essas e todas as outras oleaginosas são muito importantes no processo de emagrecimento saudável, pois são fonte de gordura monoinsaturada. O destaque no efeito das amêndoas é que elas ajudam a estabilizar os hormônios que causam resistência à perda de peso.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você