Corrida

6 atividades que não podem faltar no treino de quem corre

Quem corre precisa estar atento para fortalecer as regiões mais importantes durante a atividade para melhorar o desempenho

Foto: Shutterstock

Quem corre sabe, ou ao menos deveria saber, da importância de adotar paralelamente uma rotina de fortalecimento muscular. Pan­turrilha, posteriores e an­­te­rio­res das coxas, core e regi­ão lombar são regiões do corpo que precisam ser focadas nestas atividades.

Por isso, o professor de corrida da Reebok Sport Club (SP), Ricardo Lino, listou 6 exercícios. Confira!

1) Agachamento básico – Imita o ataque na corrida. Deixe o pé à frente do corpo sobre o bosu e faça os movimentos de vaivém para cima e para baixo. Fortalece os glúteos e as coxas. Repita esse exercício com as duas pernas.

2) Avanço no step – Deixe um pé apoiado no step (de preferência, equilibre-se entre dois steps, para ficar mais alto). Suba e desça da plataforma sem mover o pé apoiado. Trabalha o posterior da coxa e os quadríceps. Esse exercício tem a mesma função mecânica da corrida: transferir o peso do corpo de um pé para o outro. Para melhorar a assimilação do exercício, o professor aconselha tentar uma variação no bosu invertido e na cama elástica. Você pode usar pesinhos de 1 kg apenas para ajudar no equilíbrio.

3) Flexão plantar – Apoie as pontas dos pés no step e impulsione o corpo para cima e para baixo. Você trabalhará todos os grupos musculares envolvidos na corrida, principalmente a panturrilha.

4) Abdominal – Fundamental para o fortalecimento do core. Deite-se de costas no chão e, com os pés firmes nele, eleve e deite o tronco. Evite fazer abdominais com as mãos atrás da cabeça. “Você acaba forçando os braços e não o abdômen. Portanto, não trabalha praticamente nenhum grupo muscular específico”, alerta.

5) Prancha – Deite-se de bruços no chão e deixe os cotovelos em um ângulo de 90º. Eleve o tronco, apoie a ponta de um dos pés e suba a outra perna. Repita isso com as duas pernas. Esse exercício ajuda na contração, na estabilização e no fortalecimento dos músculos das pernas, essenciais na corrida.

6) Lombar – Mantenha-se deitado no chão, com a barriga para baixo, e, com as mãos no pescoço, projete o tronco para cima. Como o próprio nome diz, alonga e fortalece a lombar.

Você também vai gostar

Corrida

A checagem do treino diário vai te guiar na conquista dessa meta

Treinos

Tudo começa pelo trabalho de fortalecimento muscular

Corrida

Os ingressos para este evento já estão esgotados há dois meses

Corrida

É o tipo de atividade que conquista várias pessoas pelo país

Sair da versão mobile