Todo mundo sabe que uma alimentação balanceada é essencial para quem quer emagrecer ou, simplesmente, ter mais qualidade de vida. Assim, em busca dos nutrientes corretos, acabamos encontrando aqueles que parecem apropriados, mas reservam algumas “pegadinhas” em suas composições — são os falsos alimentos saudáveis. Por isso, a nutricionista Gabriella Gachet separou uma lista para ficar de olho!
Falsos alimentos saudáveis para eliminar (ou reduzir o consumo) do cardápio:
1. SOPAS INSTANTÂNEAS: dispense as sopas industrializadas que podem apresentar quase o triplo da ingestão de sódio recomendada em um dia e aposte na caseira. Assim, você contará com os nutrientes dos legumes frescos, como vitaminas e fibras. (Foto: Reprodução)
2. BARRAS DE CEREAIS: não se deixe enganar pelas barrinhas de cereais. Gabriella ressalta que elas também escondem muito açúcar e gordura em sua composição, principalmente as com cobertura de chocolate. “O essencial é olhar no rótulo os ingredientes: os cereais integrais ou castanhas devem ser os primeiros da lista de ingredientes. Procure também por ingredientes como xarope de glicose, glucose de milho, açúcar invertido ou maltodextrina: todos eles são tipos de açúcares e, muitas vezes, uma barrinha tem mais de um tipo na composição”, recomenda. A nutricionista explica que fazer um mix de frutas secas em casa para levar na bolsa e comer no lugar das barrinhas industrializadas, utilizando damasco, castanhas, amendoim sem sal e nozes, por exemplo, é uma ótima opção. (Foto: Reprodução)
3. PEITO DE PERU: os teores elevados de gordura e sal eliminam o peito de peru da lista de alimentos a serem incluídos na dieta. “Frango desfiado, atum em conserva de água e queijos brancos são fontes de proteínas magras mais saudáveis que o peito de peru”, aconselha a profissional. (Foto: Reprodução)
4. BISCOITOS INTEGRAIS: segundo Gabriella, novamente o segredo está em olhar o rótulo. Se o primeiro ingrediente não for farinha integral, pode deixar na prateleira. “Muitas marcas de biscoitos ditos integrais usam em suas receitas uma quantidade maior de farinha refinada do que de farinha integral. Fique atento também à quantidade de gordura, que pode ser alta. Sempre que possível, compare os produtos entre si para fazer uma escolha melhor”, garante. (Foto: Reprodução)
5. CHÁ GELADO INDUSTRIALIZADO: em lata ou garrafa, também estão na lista dos falsos saudáveis: contém conservantes e aromatizantes artificiais, além de açúcar em excesso. Uma alternativa, segundo a nutricionista, é preparar o chá ou mate em casa e aromatizar com frutas, canela, gengibre ou hortelã. (Foto: Reprodução)
6. SUCOS DE CAIXINHA: para dar adeus ao refrigerante, é muito prático comprar aquele suco de caixinha e imaginar que está fazendo uma boa troca, certo? Errado. De acordo com Gabriella, o problema é que a maioria dos sucos prontos para beber possuem mais água, açúcar e conservantes do que fruta. “O melhor é optar por sucos naturais, feitos em casa e consumidos na hora. Ou mesmo a própria fruta, que possui mais vitaminas, fibras e minerais quando é consumida inteira do que batida”, afirma. (Foto: Reprodução)
7. IOGURTES E REQUEIJÃO: “Eles não devem apresentar nenhum tipo de farinha, como amido, ou gordura vegetal em sua composição. Assim, evite os iogurtes com caldas de frutas, normalmente feitas à base de açúcar, e os requeijões com sabores como cheddar ou gorgonzola, que podem mascarar a presença de gorduras e aromatizantes artificiais”, afirma a especialista. (Foto: Reprodução)
Consultoria: Gabriella Gachet, nutricionista do Vigilantes do Peso | Edição: Leonardo Guerino