Água com limão emagrece mesmo? 5 mitos da alimentação saudável

Nutricionista esclarece alguns fatos nem tão verdadeiros assim sobre o estilo de vida fitness

Água com limão emagrece?
Água com limão emagrece? / Foto: Shutterstock

Acreditar que água com limão faz milagres, demonizar todos os tipos de gordura, sonhar com a existência de alimentos que não engordam. Todas essas crenças pertencem à uma espécie de imaginário popular que busca soluções mágicas para atingir um objetivo que, muitas vezes, não é tão simples assim.

Sabemos que para conseguir emagrecer é necessário entrar em déficit calórico, ou seja, consumir menos energia do que se gasta. A partir desse princípio, o ideal é realizar uma alimentação saudável, com alimentos que proporcionam saciedade e poucas calorias. Além disso, a prática regular de atividades físicas vai intensificar o gasto de energia e acelerar o processo de perda de gordura corporal.

Apostar em técnicas “milagrosas” de alimentação para emagrecer, geralmente, não costuma dar certo. Por isso, é necessário ter cuidado ao criar expectativas com os resultados que, por exemplo, um copo de água com limão pode proporcionar. Para evitar que isso aconteça, a nutricionista Monik Cabral separou cinco mitos da alimentação saudável. Confira:

1 – Água com limão emagrece mesmo?

“O limão estimula a secreção biliar e pancreática, que contém agentes de saponificação, responsáveis pela digestão das gorduras, por isso contribui para uma digestão mais eficaz. No entanto, isso não significa que vai emagrecer tomando apenas água com limão”, alerta a especialista.

2 – Azeite aquecido é tão prejudicial quanto óleo comum?

“A temperatura na qual utilizamos o azeite no refogado ou assado não é suficiente para produzir substâncias maléficas. Porém, quando aquecido, algumas propriedades antioxidantes são perdidas. Logo, para este fim, você pode utilizar o azeite extravirgem nas saladas ou para finalizar preparações. Para aquecer opte pelo azeite de oliva convencional e para uso à frio opte pelo extravirgem”, recomenda a nutricionista.

3 – Óleo de coco faz mal?

Segundo Monik, o óleo de coco tem efeitos benéficos e terapêuticos sobre funções do organismo como a saúde cardiovascular e imune. Além de ajudar a prevenir câncer, diabetes, doenças hepáticas, renais e digestivas.

4 – Tapioca não engorda?

“Por ter alto índice glicêmico, o consumo da tapioca eleva mais rapidamente a glicose sanguínea, assim como o pão de forma branco. Logo, ela é uma boa opção para horários em que seja necessário um fornecimento de energia mais rápido, como café da manhã, pré-treino e pós-treino. Caso você queira reduzir este índice, além de adicionar fibras na massa, você pode caprichar no recheio com fontes proteicas”, diz a especialista.

5 – Tomar líquidos durante as refeições engorda?

De acordo com Monik, esse hábito não é responsável por fazer um indivíduo engordar. Mas, pode causar problemas digestivos. “Ao ingerirmos líquidos em excesso nas refeições o suco gástrico fica diluído e dessa forma a digestão fica comprometida podendo ocasionar problemas como indigestão, gases, flatulências e deficiência na absorção de nutrientes”.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você