Açaí engorda ou emagrece? Desvendamos os segredos da fruta

Conheça os mistérios envolvendo o alimento e quais as vantagens de adicioná-lo na dieta

açaí engorda
Açaí engorda ou emagrece? / Foto: Shutterstock

Saber se o açaí engorda ou emagrece é fundamental para quem está em processo de perda de peso. Ou mesmo para quem pretende ganhar massa muscular. A fruta amazônica sempre foi muito consumida na região norte do Brasil e, com o passar do tempo, se espalhou por todo país. Com sabor único, costuma dividir opiniões: uns amam e outros não querem nem chegar perto.

Mas, afinal, será que açaí engorda ou emagrece?

Essa dúvida é comum entre as pessoas. Muito provavelmente porque, apesar de ser um ingrediente natural, o açaí que encontramos – principalmente nas regiões sul e sudeste do Brasil – costuma ser extremamente calórico. Porém, o que talvez alguns não saibam, é que existe uma diferença entre a fruta em seu estado bruto e aquela espécie de massa refrescante e docinha, que se assemelha muito à um sorvete.

De acordo com Jefferson Oliveira Domingos, fundador do Villa Roxa, empresa que comercializa açaí, 100g da fruta – em seu estado natural e sem a adição de nenhum componente – tem, aproximadamente, 60 calorias. Um número baixo até mesmo para dietas que visam o emagrecimento.

O grande problema, no entanto, é que para o açaí adquirir aquela consistência famosa, com sabor adocicado e refrescante, é adicionado xarope de guaraná em sua composição. Ingrediente que eleva consideravelmente os níveis calóricos do produto e faz com que o seu consumo desenfreado atrapalhe os planos de emagrecimento.

Além disso, também é preciso ter cuidado com a inclusão de outras frutas e ingredientes como leite condensado e paçoca. Assim como o xarope de guaraná, eles vão aumentar as calorias do produto final.

Mas, desde que seja ingerido de maneira controlada e, preferencialmente, calculada por um nutricionista, o açaí – mesmo com xarope de guaraná – pode auxiliar a perda de peso. “Quando associado a uma alimentação saudável o açaí pode ser um bom aliado para o emagrecimento, pois em sua composição possui diversos nutrientes como os antioxidantes, fibras, e gorduras boas”, explica a nutricionista Andrea Takayama.

A resposta, portanto, é: açaí engorda e emagrece. Assim como qualquer outro alimento, ele possui calorias e, quando excedemos o consumo calórico, nosso corpo armazena essa energia em forma de gordura. Tudo vai depender da quantidade que ingerimos e do quanto gastamos diariamente.

Para emagrecer é necessário calcular a taxa de metabolismo basal do nosso organismo – quantas calorias gastamos para nos mantermos vivos durante o dia – e montar um planejamento alimentar que mantenha um déficit calórico. E o açaí, com ou sem xarope de guaraná, pode fazer parte desse plano dietético sim.

A melhor maneira de saber como encaixar o açaí, ou qualquer outro ingrediente na sua alimentação, sem que isso atrapalhe os seus objetivos de emagrecimento, é com o auxílio de um profissional de nutrição. Ele saberá encaixar tudo aquilo que você gosta de comer, nas quantidades corretas para favorecer os seus objetivos.

E, por fim, vale lembrar que não existe uma quantidade correta ou segura para consumir açaí sem engordar. Isso depende dos hábitos e das individualidades físicas e genéticas de cada pessoa. O que funciona para determinado indivíduo, não necessariamente, vai funcionar para outro. Por isso, a busca por orientação profissional é fundamental.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você