8 substituições alimentares para deixar a ceia mais saudável

Nutricionista explica como pequenas alterações em alguns ingredientes podem deixar aquela receita tradicional mais fitness, sem prejudicar o sabor

substituições alimentares natal
Substituições alimentares / Foto: Shutterstock

Fazer substituições alimentares corretas é, talvez, a melhor maneira de ter longevidade na dieta e conseguir, de uma vez por todas, adotar um estilo de vida mais saudável. Isso porque, dessa forma, é possível continuar a comer todos os pratos que agradam o seu paladar, sem que isso prejudique a sua saúde ou interferia em resultados de emagrecimento e ganho de massa muscular.

Com boas substituições alimentares é possível também ter uma ceia de Natal deliciosa, farta e saudável. É para comprovar isso que a nutricionista Danielle Toledo separou algumas trocas simples de ingredientes em receitas típicas dessa época do ano. Confira:

1) Farofa – Sai o bacon / Entram as oleaginosas

“A chave é priorizar as gorduras saudáveis presentes nas nozes, castanhas, amêndoas, avelãs e pistaches, que, ao contrário da propriedade do bacon, cuidam do coração, combatem os radicais livres, protegem os ossos, articulações e ainda conferem sabores requintados ao prato, bem como a crocância”, explica Danielle.

2) Salpicão – Sai a maionese / Entra o iogurte natural

“Já pensou em utilizar iogurte integral ou desnatado no lugar da maionese para envolver os ingredientes do salpicão? Pois é, não só é possível como, também, benéfico! O iogurte é fonte de cálcio, cuidando dos ossos, regulando a flora intestinal e combatendo infecções”, explica a nutricionista.

4) Arroz – Sai o branco / Entra o integral

“Que tal repaginar o prato que, muitas vezes, leva bacon e calabresa? O primeiro passo é substituir o grão tradicional pelo integral e cozinhá-lo com cenoura, vagem, brócolis, uva-passa (caso a família goste) e pimentão vermelho. Uma outra opção é substituir o arroz pela quinua cozida, que é rica em proteína de boa qualidade e tem menos carboidrato”, recomenda a especialista.

5) Para beber – Sai o refrigerante / Entra o suco natural

“Vamos ao mercado fazer a compra para a ceia e acabamos colocando no carrinho, meio que automaticamente, o refrigerante. Que tal quebrar esse hábito e oferecer aos seus convidados sucos de frutas vermelhas ou cítricas? Ambas as opções são ricas em vantagens. As frutas vermelhas, por exemplo, são fontes de antioxidantes, reduzem o colesterol ruim e previnem o envelhecimento precoce. Já as cítricas (laranja, limão e abacaxi), além de refrescantes, mantêm a pele bonita e hidratada, melhoram a hidratação do organismo e atuam no bom funcionamento da flora intestinal”, conta Danielle.

6) Prato principal – Menos carboidrato / Mais proteína

“A variedade de carnes magras, como peru, bacalhau, lombo e frango, certamente será a protagonista da sua festa. Logo, com tantas opções de proteínas, o interessante é optar por um consumo em uma quantidade maior do que de carboidratos, como arroz, farofa e batatas”, afirma a nutricionista.

7) Rabanada – Sai a fritura / Entra a versão assada

“Sabe aquela rabanada deliciosa, que comemos somente no fim de ano? Pois é, não precisa removê-la do cardápio! O que você pode fazer é alterar o preparo. Ao invés de fritá-la, opte por assá-la”, aconselha a especialista.

8) Sobremesa – Sai o industrializado / Entra o natural

“E se você ama uma musse de chocolate, o creme de leite pode facilmente ser substituído pelo abacate e os pedaços de chocolate por cacau puro”, finaliza Danielle.

Fonte: Dra. Danielle Toledo, nutricionista do Grupo Conexa.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você