Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Ansiedade na pandemia afeta 4 vínculos emocionais com comida

A pandemia nos deixou mais ansiosos e alguns acabam descontando na comida. Aprenda como isso pode ter te afetado e tente evitar!

Ansiedade na pandemia afeta 4 vínculos emocionais com comida
Foto: Shutterstock

Algumas comidas têm a função de conforto, pois estão relacionadas com nossas memórias afetivas. Contudo, o que vivemos no último ano trouxe um cenário de ansiedade nas pessoas gerando exagero e descontrole.

Para a nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela, a comida proporciona um alívio emocional, principalmente em situações de fragilidade, como essa que o mundo todo está enfrentando. O grande problema, no entanto, está que, em casa, as pessoas estão se dedicando muito tempo a culinária, mas nem sempre fazem isso com cautela.

“Esse período desencadeia o descontrole. Consequentemente, ao aumento de peso e pode ainda abrir espaço para outras doenças como diabetes, hipertensão, colesterol… e por aí vai”, alerta.

Para entender melhor, a médica separou algumas divisões que fazem entender um pouco mais sobre como ansiedade é descontada na alimentação através do vínculo emocional.

1) Comidas nostálgicas: são aquelas que remetem a uma época boa, mas que não se tem mais o costume daquele prato. “Pode ser o simples arroz com feijão. Ou uma mania que se tinha há tempos de como montar um lanche, por exemplo. Entretanto, a pessoa gosta de se sentir reconectado com as suas raízes através daquela comida”, diz.

2) Comidas de indulgência: são os fast foods e alimentos gordurosos. “Esses recompensam o prazer no momento de tristeza”, diz.

3) Comidas de conveniência: aqueles que não exigem preparo como industrializados e tudo preza pela praticidade. “Os sucos de caixinha, a lasanha congelada, o salgadinhos de pacote…”, fala.

4) Comidas de conforto físico: são os alimentos e as bebidas que oferecem o prazer físico imediato e momentâneo. “As bebidas alcoólicas, o sorvete, o chocolate ou um alimento rico em açúcar, que proporciona a resposta rápida em nosso cérebro”, avisa.

Açúcar, o vilão da ansiedade

Dra. Ana explica que o sistema de recompensa cerebral estabelece as sensações como o conforto, o prazer e a saciedade, por ser composto de neurônios que se comunicam entre si por meio de um neurotransmissor que é a dopamina.

“Os alimentos ricos em açúcar estimulam a sua produção. Com mais dopamina, há uma melhora no sistema de recompensa. Além disso, as altas fontes de carboidratos aumentam a produção de insulina pelo corpo e aumenta a energia, o que proporciona uma sensação de bem-estar. Especialmente os simples. Mas, tudo isso é momentâneo, não podemos esquecer que a pandemia vai passar e que é difícil correr atrás do prejuízo depois. No mais, agora é a hora de cuidar da saúde, mais do que nunca”, conclui.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explica como manter uma vida equilibrada e saudável

Fitness

Treinador explica como priorizar o músculo com eficiência e sem passar do ponto

Nutrição

Lembre-se que é necessário ter energia antes de praticar um exercício físico

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

Outro motivo para apostar na dieta equilibrada em prol do bem-estar diário

Treinos

Essa prática é uma oportunidade para mudança de hábitos em 2023

Nutrição

Entenda como alguns ingredientes conseguem agir dentro do organismo e melhorar a qualidade de vida

(+) Esportes

Descubra como a modalidade pode interferir até no seu modo de respirar durante o dia