Connect with us

O que você está procurando?

Condicionamento Físico

Aprenda a deixar os pulmões mais fortes

É muito importante cuidar dos pulmões. E existem algumas atividades que podem ajudá-lo a ficar mais potente, forte, treinado e resistente

Pulmões mais fortes, treinos melhores: veja o que é preciso
Foto: Shutterstock

Você já deve saber que não basta apenas fortalecer alguns grupos musculares específicos, é preciso manter o corpo todo forte para obter os reais benefícios à saúde. Os pulmões estão inclusos nisso, obviamente. Entrevistamos Vitor Alvarenga, fisioterapeuta criador do programa Adeus dor nas Costas, da Queima Diária, que nos contou o que é necessário para isso.

“É preciso separar as pessoas por grupos: as que são saudáveis e que tem histórico de atividade física, pessoas que são saudáveis, mas que não tem histórico de atividade física e as pessoas com esses perfis que pegaram a Covid-19, meu caso por exemplo. Sou atleta e, mesmo tendo alto rendimento, foi difícil o retorno ao esporte após a doença. Quando fui correr e nadar, atividades que sou super adaptado, senti dificuldade”, comenta.

O especialista aponta que os sedentários devem sentir mais dificuldade. “É extremamente importante fazer uma avaliação médica para saber como que anda a questão de volume de oxigênio dela, ou seja, como está os pulmões, os batimentos cardíacos e a pressão arterial. Acho muito importante ressaltar isso, porque às vezes a pessoa tem uma doença silenciosa e começa a fazer atividade física sem consultar o médico e isso pode ser prejudicial à saúde dela. Passando pelo exame médico, há vários exercícios que as pessoas podem fazer, mas isso vai depender muito do que ela busca e do peso que tem”, aponta.

O início

Vitor diz que é preciso começar básico para que depois você consiga melhorar o condicionamento e ir aumentando a dificuldade. “A prática da caminhada necessita apenas do tênis, roupa e uma garrafa de água para hidratação. Sugiro fazer pelo menos de 3 a 4 vezes por semana por cerca de 40 minutos, iniciando em um ritmo leve. Quem já praticou atividade física antes e é saudável pode evoluir para a corrida”, conta. 

O fisioterapeuta ainda reforça que “todas as atividades físicas contribuem para fortalecer o corpo e vão ajudar a expandir os pulmões, ou seja, o volume de oxigênio inserido por minuto aumenta e o corpo fica mais condicionado. A respiração vai ficar melhor e se adquire também melhor qualidade do sono. A atividade física é prevenção para mais de 50 doenças”.

“Bike indoor é outra atividade que indico. O ideal é fazer cerca de 30 a 40 minutos de forma leve por dia. Natação é outro esporte super benéfico para os pulmões e, se a pessoa tiver alguma comorbidade, pode iniciar através da hidroterapia, hidroginástica, porque são atividades sem impacto”, complementa. 

Dicas de fisioterapia

Abaixo, Vitor mostrou outras atividades e conselhos para quem pretende deixar os pulmões mais fortes. Então, confira!

Para quem já pegou Covid, é importante fazer exames de sangue para ver como está a situação do corpo. Há estudos que apontam que pessoas que contraíram o vírus começaram a ter algumas deficiências e pode desenvolver algumas inflamações. Então é importante checar isso e, quando retornar aos treinos, que seja aos poucos, de forma leve. Talvez tenham, inclusive, que passar primeiro por uma fisioterapia respiratória.

Um dos movimentos que indico é subir os braços, respirar fundo e soltar o ar, inspirar fundo, subir bem os braços e soltar o ar. Ao fazer esse movimento a frequência cardíaca aumenta e aí é possível expandir mais os pulmões. É um movimento básico, dá para fazer sentado ou de pé, como se fosse se espreguiçar.

Mas, dependendo do nível que a pessoa está, minha sugestão é fazer o movimento 15 vezes com 3 séries, com descanso de 1 minuto entre as séries.

Outra atividade simples de se fazer em casa é pegar um copo, encher a metade com água e colocar um canudinho. Logo depois, inspire e sopre o canudinho, soltando o ar até fazer bolhas, de forma bem profunda. Puxo o ar e solto através do canudinho. Sugestão: 10 repetições com 3 séries.

Usar o canudo diretamente na boca exige mais esforço dos pulmões do que fazer o movimento com a boca aberta, sem canudo. Isso porque o canudo é estreito e exige mais empenho da respiração. Esse exercício melhora a resistência e contribui muito para o fortalecimento dos pulmões.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Saúde

Hábitos diários fazem a diferença nessa proposta

Fitness

Entenda como algumas simples atitudes podem acelerar a conquista dos objetivos

Nutrição

Práticas, nutritivas e que vão te auxiliar no duro processo de hipertrofia

Nutrição

São os ajustes necessários para o bem-estar diário

Nutrição

São opções que se encaixam a qualquer hora do dia

Nutrição

Essas são as opções que garantem uma refeição equilibrada

Advertisement

Você também vai gostar

Condicionamento Físico

Utilizar bem seus pulmões na hora do exercícios evita que você fique cansado rapidamente e te faz aproveitar melhor a atividade