Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

5 alimentos para dar um up na imunidade durante o inverno

Veja quais frutas e oleaginosas são aliadas de quem não quer ficar doente debaixo do cobertor durante o inverno

Inverno: 5 alimentos para dar um up na imunidade na estação mais fria
Foto: Shutterstock

O inverno, definitivamente, começou. Dias menores, noites maiores e um clima frio e seco vão dominar nossos dias nos próximos meses. Tudo isso ataca o nosso sistema imunológico, que pode sofrer principalmente com gripes e resfriados. No entanto, alguns alimentos nos ajudam a evitar as doenças, como explica Cyntia Maureen, nutricionista da Superbom.

“O frio é conhecido por diminuir a imunidade e, com isso, nosso organismo fica mais propenso aos vírus. Associar uma boa alimentação com outras práticas como exercícios físicos, consumo adequado de água e uma boa rotina de sono podem ser a resposta para aqueles que querem evitar os famosos sintomas – corizas, dores no corpo e fadiga – que as doenças do inverno trazem. E não é nenhum bicho de sete cabeças: com uma simples ida ao supermercado conseguimos encontrar todos esses alimentos”, conta.

1- Laranja: A laranja e outras frutas cítricas como tangerina, kiwi e limão, são ricas em vitamina C. “O nutriente é conhecido por atuar diretamente nas nossas células de defesa e combater os causadores de doenças, fortalecendo o sistema imunológico“, comenta Cyntia. A profissional continua: “a laranja ainda contribui no retardo do envelhecimento e prevenção da anemia, podendo ser consumida in natura ou até mesmo em sucos e geleias. Para os dias mais frios, seu consumo diário é mais do que indicado”.

2- Aveia: Uma das queridinhas do café da manhã, a aveia é rica em fibras responsáveis por otimizarem o sistema imunológico, além de dar mais energia e melhorar o humor. “Começar o dia com esse cereal é a pedida certa para o inverno. Para deixá-lo ainda mais gostoso e nutritivo, é válido preparar os famosos bowls de frutas para uma refeição completa logo ao acordar”, acrescenta a nutricionista. A aveia ainda é rica em zinco, cobre, ferro, cálcio e magnésio.

3- Mel com Própolis: O mel, além de ser uma ótima opção de adoçante para aqueles que estão evitando o açúcar, ainda traz benefícios como características antimicrobianas e atuação nas vias respiratórias. Junto do própolis, ele conta com soluções antibacterianas, antivirais e anti-inflamatórias, sendo ideal para os dias mais frios. Cyntia explica: “o melhor do mel com própolis está em sua praticidade: vendido em pequenas embalagens, eles podem ser facilmente transportados para a rua, escola e trabalho. Uma ótima opção para aqueles que desejam optar por remédios naturais no inverno”.

4- Castanha-do-Pará: A oleaginosa é rica em selênio, antioxidante que combate os efeitos danosos dos radicais livres. Já para o fortalecimento do sistema imunológico, seus nutrientes como vitamina E, cálcio e magnésio, fazem o trabalho. “Além disso, a castanha-do-pará ainda é uma excelente fonte de energia e favorece a saúde do coração. Sua dose diária recomendada é entre uma e duas unidades, ou seja, um pequeno pacote chega a durar uma semana em ambientes arejados. Com todos os benefícios que a oleaginosa proporciona – junto do fato de ser rica em gorduras boas -, vale a pena o investimento”, aconselha a profissional.

5- Sopas quentes: “Essa é um clássico na casa das avós”, brinca Cyntia. Ela explica que os alimentos quentes, como as sopas ao final do dia, são perfeitos para aqueles que estão com sintomas de gripe e/ou resfriado já que aumentam o fluxo de secreções nasais, ajudando a aliviar os sintomas das doenças típicas do inverno. “Abóbora com gengibre, feijão e o famoso caldo verde são ótimas opções de receitas para aqueles que estão se sentindo indispostos. Uma dica é caprichar no alho na hora do preparo pois o tempero, além de saboroso, é rico em vitamina A e C que vão favorecer o funcionamento do sistema imunológico“, finaliza.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Bebida, quando consumida em excesso, pode provocar diversos prejuízos para o organismo

Nutrição

Trata-se de mais um suplemento “queridinho” dos atletas amadores e profissionais

Ganhar massa muscular

Descubra os verdadeiros efeitos do suplemento quando o assunto é hipertrofia

Nutrição

É mais uma orientação para que uma mulher não seja vítima de mitos nesse ciclo

Emagrecimento

Dietas mirabolantes não fazem efeito. O emagrecimento saudável vai muito além de simplesmente reduzir calorias! No processo de emagrecimento é fundamental levar algumas questões...

Nutrição

Esse mix de cereais costuma ser consumido em refeições matinais

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Personal trainer ensina três exercícios fáceis que podem ser praticados em casa e oferecem excelentes resultados

Fitness

Praticar atividades físicas regularmente fortalece o condicionamento físico e pode evitar doenças

Treinos

Entenda como evitar que o frio te deixe sedentário e sem ânimo para exercícios

Nutrição

Todo cuidado é válido para impedir danos na saúde digestiva, respiratória, cardiovascular e renal