Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Estudo: reduzir 250 calorias por dia pode prevenir doenças

Pesquisa revela os riscos de diminuir drasticamente as calorias e mostra a importância da consistência em uma dieta

diminuição de calorias
Foto: Divulgação

Uma dieta balanceada com alimentos ricos em nutrientes e proteínas, aliada a uma rotina de exercícios físicos é o cenário ideal para manter a saúde em dia. Mas, sabia que cada vez mais a importância de ter uma dieta centrada em diminuir calorias ao longo dos dias é essencial na busca por um corpo mais saudável? 

Um estudo publicado em agosto na revista médica Circulation apontou, por exemplo, que cortar somente 250 calorias por dia da dieta e praticar exercícios moderados por 30 minutos apenas 4 vezes na semana já é capaz de melhorar significativamente a rigidez da aorta em pacientes obesos. 

O estudo foi feito em um período de 5 meses e avaliou 160 adultos sedentários e obesos com idades entre 65 e 79 anos, que foram divididos em três grupos: prática de exercícios sem mudanças na dieta; atividade física com redução de 250 calorias por dia na dieta; e realização de exercícios com restrição calórica de aproximadamente 600 calorias por dia. 

Ao final, concluiu-se que os grupos que combinaram restrição calórica com prática de exercícios apresentaram redução de 10% de seu peso. O que não ocorreu com o grupo que diminui drasticamente as calorias diárias.  

No entanto, apenas o grupo que passou por restrição calórica moderada apresentou melhora significativa da rigidez da aorta. O cardiologista Juliano Burckhardt explica que “a maior hipótese apontada pelos observadores do estudo, é a de que a restrição intensa de calorias resulta em um jejum mais prolongado, o que faz o indivíduo sentir fome. Dessa forma, ocorre um aumento nos níveis dos hormônios do estresse, que podem acelerar o enrijecimento das artérias”.

Restrição calórica e alimentação

É importante que o indivíduo em situação de sobrepeso procure a ajuda de um especialista para ter um planejamento de déficit calórico adequado para o seu organismo e, consequentemente, uma diminuição gradativa de calorias

“Uma restrição calórica adequada combinada à prática de apenas 120 minutos de exercícios por semana mostrou ser eficiente não apenas para redução de peso a curto prazo, mas também para aprimorar a saúde do organismo a longo prazo”, diz o cardiologista Juliano Burckhardt.

Para o especialista, o mais importante para a saúde é a consistência em que se pratica hábitos saudáveis, já que é difícil começar uma dieta rígida e manter  a resistência ao longo dos dias. Então, incluir alimentos com calorias boas, como verduras, legumes, frutas, oleaginosas e cereais integrais irão fornecer qualidade para o emagrecimento.

Fonte: Juliano Burckhardt – Médico Cardiologista, Geriatra e Nutrólogo, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explica como manter uma vida equilibrada e saudável

Fitness

Treinador explica como priorizar o músculo com eficiência e sem passar do ponto

Nutrição

Lembre-se que é necessário ter energia antes de praticar um exercício físico

Advertisement

Você também vai gostar

Emagrecimento

É mais um tópico detalhado pelo Sport Life para facilitar o processo de perda de peso

Saúde

Condição é crônica, não tem cura, mas tem tratamento

Treinos

Não alimentar mitos é o “primeiro passo” para essa estratégia funcionar

Emagrecimento

Incômodo na articulação atrapalha a realização de atividades físicas regulares e intensas