Encontrar um remédio natural para TPM (tensão pré-menstrual) é uma busca constante para algumas mulheres. Afinal, lidar com os efeitos impostos por essa condição, nem sempre, é algo tranquilo. Além disso, não é muito saudável manter o hábito de ingerir compostos químicos sempre que os sintomas se manifestam.
Mas, a boa notícia é que esse tão sonhado remédio natural para TPM pode ser encontrado na alimentação. Isso mesmo, uma dieta balanceada, com nutrientes de qualidade na quantidade ideal, por si só, já vão auxiliar o organismo a se manter saudável. No entanto, existem alguns ingredientes específicos, que desempenham funções importantes para aliviar os sintomas da condição.
“Inchaço, cólicas e cansaço são alguns sintomas que muitas mulheres enfrentam antes e durante o seu ciclo menstrual. Sua alimentação pode desempenhar um papel importante no alívio desses e de outros sintomas da TPM.” esclarece a nutricionista Adriana Stavro.
Dessa maneira, com a ajuda da especialista, separamos cinco alimentos que podem funcionar como uma espécie de remédio natural para TPM. Confira:
1) Brócolis. Alimento rico em vitaminas A, C, B6 e E. Além de ter boa concentração de minerais como cálcio, potássio e magnésio. Nutrientes que podem ajudar a regular os efeitos dos hormônios flutuantes, fora a retenção de líquido, irritabilidade e cólicas causadas pela TPM.
2) Semente de abóbora. São ricas em magnésio e manganês. O primeiro pode ajudar a melhorar o humor e combater a retenção de água, enquanto o segundo demonstrou reduzir a irritabilidade e a tensão que acompanham a TPM.
3) Ovos. São boas fontes de vitaminas D, B6 e E. Nutrientes que ajudam a controlar as substâncias químicas do cérebro, responsáveis por alguns desconfortos desse período. Entre eles: mau humor, compulsão por doces e ansiedade.
4) Bananas. “A banana é rica em vitamina B6 e potássio, o que pode impedir que você retenha água e se sinta inchada. Sintoma muito comum na TPM.” explica Stavro.
5) Chá de camomila. Segundo a nutricionista, a camomila tem propriedades que podem ajudar a aliviar cólicas, ansiedade e irritabilidade, sintomas comuns da TPM.