Connect with us

O que você está procurando?

Fitness

Cutting e bulking: o ciclo para ganhar massa muscular sem anabolizantes

Entenda como evoluir na academia sem precisar colocar a saúde em risco

A diferença entre cutting e bulking
A diferença entre cutting e bulking / Foto: Shutterstock

Talvez você já tenha ouvido falar nos termos cutting e bulking. Eles são, na verdade, estratégias distintas dentro de uma evolução física. O primeiro foca em eliminar o excesso de gordura, enquanto o segundo tem o objetivo de aumentar a massa muscular.

Mas, falando em ganho de massa muscular, é comum encontrar pessoas que sentem dificuldades para evoluir dentro da academia e acabam buscando outras maneiras de alcançar a hipertrofia. Vale lembrar que, em casos assim, o uso de esteroides anabolizantes pode ser extremamente perigoso para a saúde. Sem falar que os efeitos colaterais podem, inclusive, se sobressair diante dos benefícios estéticos.

No entanto, aliando o cutting e o bulking é totalmente possível ganhar massa muscular de maneira natural. “Primeiramente, nós temos que entender que estima-se que cheguemos ao nosso limite genético em 20 anos, mas uma boa notícia é que esse limite pode chegar a 90% em 3 anos bem-feitos (isso tudo é uma estimativa observacional)”, explica o educador físico e assessor esportivo, Leandro Twin.

De acordo com o treinador, não é necessário apelar para o uso de drogas para conseguir construir um físico estético e musculoso. Mas, é fundamental traçar uma boa estratégia e segui-la com constância, disciplina e determinação.

Twin explica que, para chegar ao limite natural do físico, é necessário dividir o caminho em duas estratégias básicas e realizar uma espécie de ciclo entre elas. Uma é o bulking, onde você ganhará a massa muscular. E a outra o cutting, para eliminar o excesso de gordura.

“Assim, você ganha massa muscular, ganha gordura e depois tira a gordura. E segue esse processo sucessivamente até que se chegue minimamente a 90% do limite natural”, diz.

A maneira mais eficiente de saber qual é a hora de fazer um cutting, e qual o melhor momento para iniciar um bulking, é analisando o percentual de gurdura. Segundo o especialista, esse índice de gordura corporal tende a variar de 12% a 20% para os homens e de 18% a 28% para as mulheres.

“Ou seja, um homem que bateu nos 12% de gordura corporal pode começar um bulking. Quando ele estiver chegando em 18% a 20% deve começar um cutting, até retornar aos 12%. Ao fazer vários ciclos desses e não ficar preso ao tempo e sim a percentual e respostas, provavelmente em três anos irá extrair 90% do seu potencial de maneira muito mais interessante”, conta Twin.

Para calcular corretamente as dietas de cutting e bulking, o ideal é consultar um nutricionista, para que ele avalie seu estágio atual e indique a melhor estratégia. Mas, segundo Twin, existe uma sugestão básica e genérica, que pode te ajudar a encontrar o caminho ideal.

“Um bom princípio para bulking é uma dieta com 4g/kg de carboidrato, 2g/kg de proteína e 1g/kg de gordura. Para cutting, permanece a mesma quantidade de proteína e gordura e mais ou menos 2g/kg de carboidrato. Lembrando que os números são apenas uma sugestão bem ampla e podem variar bastante, mas é algo razoável para base”, finaliza o assessor esportivo.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Ganhar massa muscular

O princípio básico para evitar esse problema é o meio termo

Nutrição

Este período costuma ser desafiador para quem preza por vida saudável

Saúde

Exercício físico libera substâncias que aliviam os sintomas da abstinência

Nutrição

Um tema polêmico que ganhou ênfase nas redes sociais

Saúde

Exercícios personalizados ajudam no desenvolvimento social, emocional e cognitivo

Nutrição

O fato de não possuir calorias, por si só, pode não ser motivo suficiente para emagrecer

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

São opções que se encaixam a qualquer hora do dia

Definir músculos

Conjunto de dicas que serve para esclarecimentos de dúvidas

Ganhar massa muscular

Especialista explica como fazer uma dieta de recomposição corporal de maneira simples e prática, com resultado em poucos meses

Ganhar massa muscular

Certas renúncias são necessárias em prol desse objetivo