Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Anabolizantes naturais: o que comer para aumentar a produção hormonal

Entenda como elevar a quantidade de substâncias que atuam diretamente no ganho de massa muscular

Anabolizantes naturais
Anabolizantes naturais / Foto: Shutterstock

Os anabolizantes naturais são uma espécie de sonho de consumo das pessoas que querem potencializar o ganho de massa muscular sem se submeter ao uso de medicamentos e substâncias proibidas. Mas, será que isso realmente existe ou é apenas uma utopia?

Antes de mais nada, é necessário ressaltar que anabolizantes naturais são substâncias que podem ser encontradas na alimentação. Já as controversas “bombas” são, especificamente, esteroides anabolizantes – hormônios anabólicos sintéticos capazes de propiciar um ganho de massa acelerado e eficiente, porém, com efeitos colaterais extremamente danosos, quando usados de maneira indiscriminada.

“Uma boa dieta é fundamental para qualquer indivíduo que pratica musculação, pois evita que o corpo entre no estado catabólico, ou seja, passe a utilizar a massa magra como energia. Porém, melhorar o estado anabólico vai além: certos nutrientes são capazes de estimular a produção endógena, ou seja, natural, de testosterona, GH e outros hormônios anabólicos, beneficiando o desenvolvimento físico sem oferecer maiores riscos à saúde”, explica o nutricionista esportivo William Ribeiro.

Por isso, com a ajuda do especialista, listamos os principais anabolizantes naturais, que você pode adicionar na sua dieta e acelerar o ganho de massa muscular. Confira:

Anabolizantes naturais

ZINCO E MAGNÉSIO:

Essa combinação de minerais não só estimula a produção de testosterona, como melhora o transporte de nutrientes aos músculos. Isso porque beneficia a produção de óxido nítrico, substância vasodilatadora capaz de aumentar o fluxo sanguíneo. O Magnésio também é responsável pela contração muscular, oferendo mais força para os treinos. Já o Zinco, por sua vez, regula a produção de GH (hormônio do crescimento) e está intimamente ligado à secreção do hormônio masculino.

Onde encontrar: arroz integral com feijão preto, amêndoas, castanhas do Pará, vegetais folhosos verde-escuros, ostras, peixes, fígado e ovos.

ALICINA:

Essa substância não só é capaz de aumentar a secreção de testosterona, como também inibe o cortisol – o famoso hormônio do stress, cuja ação é catabólica, ou seja, prejudicial ao ganho de massa. Além disso, o princípio ativo confere mais elasticidade aos vasos sanguíneos, melhorando a oxigenação dos músculos.

Onde encontrar: alho, alho poró, cebola e cebolinha.

BROMELINA:

Essa enzima digestiva é capaz de aumentar a libido. E o que isso tem a ver com a síntese hormonal? O estímulo sexual também é fundamental para aumentar a liberação de testosterona. Portanto, investir nesse nutriente beneficia a secreção do hormônio masculino e, por sua vez, o efeito anabólico da dieta. Além disso, por ser digestiva, contribui para uma melhor absorção de proteínas.

Onde encontrar: banana e abacaxi.

Variedade é grande

BORO E VITAMINAS DO COMPLEXO B:

O boro é um mineral responsável por regular a ação de outros minerais no corpo e é famoso por ser um bom precursor de hormônios sexuais. Já as vitaminas do complexo B, em especial o ácido pantatênico, participam ativamente da produção de hormônios dessa classe, sobretudo a testosterona. Além disso, esses nutrientes também estimulam a produção de óxido nítrico.

Onde encontrar: mel, maçã, manteiga de amendoim, abacate, batata doce e carnes.

VITAMINA D3:

Considerada um pré-hormônio, esse nutriente é a fonte exclusiva (ou seja, único meio de conseguir) de calcitriol – um hormônio esteroide que, além de melhorar a absorção de cálcio, é apontado por diversos estudos como potencializador da produção natural de testosterona. Embora sua “matéria prima” possa ser encontrada em alimentos como carnes, peixes e frutos do mar, é essencial tomar sol diariamente por, pelo menos, 15 minutos, para que o corpo consiga produzi-la. Infelizmente, sua deficiência é mais comum do que se imagina, o que, em alguns casos, pode levar a necessidade de suplementar.

Onde encontrar: exposição solar.

Fonte: nutricionista esportivo William Ribeiro.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Clima ajuda a criar hábitos alimentares saudáveis e de saúde

Corrida

Lembre-se que o cuidado vale tanto para dentro quanto fora das pistas

Saúde

Dicas que ajudam até um sujeito que não mantém rotina de treinos

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Os segredos para conquistar um físico forte e definido estão diretamente relacionados com o estilo de vida adotado

Ganhar massa muscular

Detalhe que a mudança pode ser feita de acordo com a evolução

Ganhar massa muscular

Certas renúncias são necessárias em prol desse objetivo

Ganhar massa muscular

Especialista explica como fazer uma dieta de recomposição corporal de maneira simples e prática, com resultado em poucos meses