Se você já participou de uma prova de longa distância – a maratona é a mais famosa delas – sabe que é mesmo difícil ficar inteiro depois que ultrapassa a linha de chegada. Abaixo, você encontra algumas dicas que o ajudarão a se recuperar mais rapidamente.
Continue a se mover
Nada de terminar a maratona e parar de vez para sentar e descansar. Procure manter-se ativo por mais 5 min, fazendo uma caminhada ou trotando. O cool down, ou desaquecimento, é importante para o corpo resfriar gradualmente. Isso evita desconfortos como enjoos, queda de pressão repentina que leva a desmaios e evita que sua circulação seja prejudicada.
Hidrate-se durante e depois da maratona
Não interessa o quanto você bebeu durante a maratona. Finalizada a prova, tome imediatamente água ou isotônico. Evite estimulantes como café e bebidas à base de lactose. A água de coco é uma ótima pedida, e atua como um isotônico natural, sem conservantes e componentes químicos.
Coma um lanchinho
Frutas frescas, iogurte ou um sanduíche leve são boas opções, fornecendo as calorias de que precisa sem fazê-lo ficar com o estômago pesado. Coma tão logo puder e tenha à mão vários outros lanches saudáveis, para comer ao longo do dia.
Invista na água gelada
Coloque as pernas em uma banheira de água gelada. A baixa temperatura promoverá a circulação nos membros, ajudando a recuperá-los. Calor, por outro lado, aumenta a dor e o inchaço das pernas. Outras opções são tomar um banho frio ou colocar bolsa de gelo sobre as pernas.
Volte aos treinos aos poucos
Passe longe de um treino puxado pós-prova e não exagere no ritmo nem na distância pelo menos uns dias após a corrida. Uma ótima opção é investir em uma recuperação ativa, como uma prática de ioga, alongamentos e um pedal leve. Lembre-se de que o descanso também é parte fundamental do treinamento!
Aposte na massagem desportiva
Muitos corredores costumam se lesionar após uma prova de longa distância. Uma massagem desportiva ajuda a relaxar a musculatura exigida pela corrida. Recomendamos uma sessão de liberação miofascial, que pode ser feita em qualquer lugar. Ensinamos alguns movimentos aqui.