Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Meditação: aprenda em apenas 8 passos

Não é preciso viajar até a India para meditar e ter tranquilidade e energia, basta 10 minutos por dia para que você consiga fazer uma boa meditação

Crédito: Pixabay

A meditação é um método para acalmar a mente, ganhar concentração e recarregar as energias. Muito se fala sobre meditar, e há um mito de que a prática é complicada e frustrante. Isso acontece porque as pessoas criam muitas expectativas em torno da meditação, esperando que alguns minutos em silêncio e introspecção são o suficiente para resolver questões internas. No entanto, o ato de meditar é um hábito que deve ser cultivado diariamente para que os benefícios sejam colhidos com o tempo.

Portanto, a primeira dica é: não espere alcançar a iluminação ou sentir algo extraordinário nas primeiras tentativas. Em vez disso, procure ouvir seu corpo através do silêncio. Pronto para começar? Então reserve alguns minutos para a leitura dos oito passos para a meditação fazer parte da sua vida e boa prática:

Foto: Reprodução/Tumblr

Foto: Reprodução/Tumblr

1 – Encontre um lugar calmo

Não é necessário um local específico, desde que o espaço escolhido para a meditação seja silencioso e à prova de possíveis interrupções e distrações externas.

 

2. Reserve um tempo para você

Garantimos que apenas 20 minutos do seu dia são o bastante para cuidar do seu mundo interno. Escolha um momento do dia que seja tranquilo para você. O ideal é que a prática seja feita logo ao acordar ou à noite, antes de dormir. Mas a hora certa para a meditação é você quem faz.

 

3. Fique em uma postura confortável

A flor de lótus (conhecida também como “perna cruzada de índio) é a melhor postura para meditar. No início é normal se sentir desconfortável, com possíveis dores na coluna ou ímpeto de se movimentar a toda hora. Caso você fique sinta muito incômodo, sente-se sobre uma almofada macia e apoie as costas na parede, de forma que a coluna fique bem alinhada e reta.

 

4. Preste atenção à respiração

É muito importante que você aprenda a respirar corretamente. Aliás, o grande truque é focar em sua respiração toda vez que sentir os pensamentos divagarem. Comece respirando profundamente durante 1 min, sempre pelo nariz. Para acalmar a mente, inspire em 8 s e expire em 16 s.

 

5. Não alimente os pensamentos

Muitos praticantes iniciantes esperam que a mente simplesmente se esvazie com a meditação. Isso não é possível, mas podemos controlar a força dos nossos pensamentos que transitam pela nossa mente. É mais simples do que parece: durante a meditação, toda vez que pensar em algo, observe o pensamento e não alimente-o. Você pode ignorá-lo com o passo anterior, por meio da respiração. Em alguns instantes, o pensamento fixo perde força.

 

Veja também: meditação ajuda na perda de peso

 

6. Coloque um som relaxante 

Se o silêncio incomoda você, comece a meditação com um som relaxante, de batidas bineurais, que ajudam você a sintonizar-se com o momento. Depois de familiarizar-se com a prática, experimente o silêncio.

 

7. Foque em um objeto

Algumas técnicas de meditação iogues orientam os praticantes a focarem em um ponto fixo com os olhos abertos. Pode ser a chama de uma vela, o desenho de uma mandala ou qualquer outro objeto estimado por você. Associe o objeto a uma qualidade positiva, uma frase ou um mantra que você possa repetir em silêncio por várias vezes.

 

8 – Esqueça os problemas

Se você não consegue aliviar sua mente e as preocupações tomam conta de você, imagine que você abra uma nova página no navegador do seu do seu computador mental. Se não conseguir, volte para a respiração.

 

 

Escrito por

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Saúde

Dicas que ajudam até um sujeito que não mantém rotina de treinos

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explica como manter uma vida equilibrada e saudável

Fitness

Treinador explica como priorizar o músculo com eficiência e sem passar do ponto

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Mais um motivo para fazer com que alguém busque o equilíbrio por meio dessas práticas

Yoga

Atividade promove benefícios para todo o corpo e também para a saúde mental e espiritual. Confira passo a passo para começar a meditar

Saúde

Ao meditar, você consegue aumentar sua produtividade e ainda diminui os erros no trabalho. Reserve um tempo no seu dia para isso!

Saúde

O Dia Mundial da Meditação é comemorado nesta sexta (21) e, por isso, trouxemos 5 dicas para você ter melhorar sua experiência