Connect with us

O que você está procurando?

Corrida

Aprenda como evitar as principais lesões de quem corre na rua

O fisioterapeuta André Nogueira dá algumas dicas para evitar lesões tanto no crossfit quanto na corrida

Homem com o pé machucado usando bota ortopédica
Foto: iStock / Getty Images

Tanto a corrida de rua quanto o crossfit tem ganhado cada vez mais participantes ao longo dos anos. Essas duas práticas requerem muito esforço, então muitas pessoas acabam lesionadas. Para que isso aconteça cada vez menos, o fisioterapeuta André Nogueira sócio-fundador da Club Físio dá algumas dicas de como se cuidar para evitar as principais lesões de corrida e crossfit:

lesões

Foto: iStock

1- Corrida de rua

A corrida de rua foi uma das modalidades esportivas que mais cresceram nos últimos anos. Assim como o número de indivíduos machucados. Na Club Fisio recebemos muitos corredores. Além da reabilitação, trabalhamos com eles a importância da prevenção, para que assim diminuam as chances de lesões. Em geral, as lesões mais comuns são: Tendinite do Glúteo, Síndrome do Trato Iliotibial, Dor anterior no joelho e lesões de tornozelo.

A sobrecarga da corrida pode gerar repercussões nesses locais caso a pessoa não esteja bem preparada. E basicamente a reabilitação e a prevenção tem o mesmo enfoque. Temos que cuidar para não ficarmos de fora daquilo que nos da prazer! Dependendo do grau da lesão, podemos ficar de 4 a 8 semanas parados.

Veja também: Maratona: você nasceu para correr uma?

2 – Crossfit

Para o início de qualquer atividade esportiva, a pessoa deve passar por uma avaliação para que o especialista possa quantificar e enquadra-la adequadamente dentro da modalidade. O CrossFit é muito interessante, principalmente para quem acha a musculação monótona. Porém, o grande problema para quem não tem um condicionamento básico, é que os treinos muitas vezes exigem mais da pessoa do que realmente ela conseguiria suportar, tornando-se uma atividade com grande potencial lesivo.

As regiões que sofrem maior sobrecarga, através da prática do esporte, são joelhos, coluna e ombro. Vários dos exercícios exigem que o aluno erga rapidamente o braço carregando uma grande quantidade de peso. O que acarreta lesões no ombro. Esse tipo de movimento causa estresse nas articulações e, feito de maneira incorreta, pode gerar lesões articulares, musculares e em casos extremos até rompimento de tendões. Já as lesões no joelho estão muito mais associadas à prática incorreta dos exercícios e sua repetição. O agachamento, por exemplo, é praticado no CrossFit com aumento de angulação, ou seja, o aluno precisa descer até quase o chão e voltar. Isso, pode causar sobrecarga na articulação do joelho. Quando você passa de uma angulação acima de 60°, aumenta a sobrecarga da articulação patelofemoral – entre a patela e o fêmur, causando desgaste da cartilagem e a longo prazo pode gerar uma artrose.

Na coluna, os movimentos de torção são os vilões. A carga excessiva de peso associada a uma postura errada nos exercícios é fatal para a coluna. Movimentos errados podem acarretar dores na coluna, em hérnias de disco e até em cirurgia. No entanto, não desaconselho a prática do esporte, mas é preciso, além de uma avaliação adequada feita por um profissional da saúde, moderar a intensidade, o peso e o número de repetições. Independentemente se a pessoa está começando agora ou se já faz há muito tempo. Agora se a lesão já aconteceu, o aconselhável é interromper a prática da atividade e procurar uma clínica de fisioterapia. Em média, os tratamentos variam de 4 a 8 semanas dependendo da gravidade da lesão.

Escrito por

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Clima ajuda a criar hábitos alimentares saudáveis e de saúde

Corrida

Lembre-se que o cuidado vale tanto para dentro quanto fora das pistas

Saúde

Dicas que ajudam até um sujeito que não mantém rotina de treinos

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Esse tipo de condição costuma ser um grande vilão da terceira idade

Condicionamento Físico

Médico radiologista explica como as lesões esportivas podem ocorrer e destaca a importância do diagnóstico e tratamento precoce

(+) Esportes

O tricampeão mundial de surf sofreu uma lesão no ligamento do joelho. Especialista dá dicas para evitar problemas no esporte

Corrida

Muito comuns, mas fáceis de serem evitadas: Saiba o que fazer para evitar sofrer com as lesões que acompanham a corrida