As funções mental e física diminuem à medida que o corpo envelhece, e disso ninguém escapa. A boa notícia é que a expectativa de vida tem aumentado, graças aos avanços da medicina. Além disso, para aqueles que levam um estilo de vida saudável, é possível envelhecer com qualidade de vida através da ajuda dos suplementos da juventude.
Para dar uma forcinha à saúde do corpo de da mente, os suplementos da juventude ou anti-idade, conhecidos como “anti-aging”, têm mostrado grande eficácia. De acordo com nutricionista esportivo da Growth Supplements, Diogo Círico esse tipo de suplementação demostra benefícios às células corporais, retardando riscos de doenças, entre outros sinais que podem chegar com a idade.
Pensando nos benefícios da suplementação anti-idade, listamos 14 nutrientes, considerados suplementos da juventude. Confira abaixo:
-
-
1. Vitamina E: encontrada em alimentos, como azeite, amendoim, castanha do pará ou até mesmo milho e grãos integrais, a vitamina E está entre os destaques na suplementação anti-aging. Os seus benefícios são direcionados também à saúde da pele, cumprindo uma função “anti-rugas” (Foto: Getty Images)
-
-
2. Vitamina C: encontrada em muitas frutas e vegetais, incluindo pimentão, brócolis, goji berry e cranberry, as cápsulas de vitamina C podem auxiliar na redução de estresse oxidativo de células, além de beneficiar a regeneração da pele e das células, de modo geral (Foto: Getty Images)
-
-
3. Glucosamina:
aminoácido muito eficiente para a síntese de proteínas, ajudando no efeito anabólico. Recomenda-se para o tratamento de cicatrização de feridas e melhor hidratação corporal, além de deixar as rugas menos evidentes (Foto: Getty Images)
-
-
4. Creatina: o consumo da creatina tem como foco o aumento de músculos, favorecendo a síntese proteica e melhorando o desempenho nos treinos. O nutriente ainda auxilia na melhor função cognitiva, melhorando a capacidade de memorização (Foto: Getty Images)
-
-
5. Selênio: o selênio mostra alta eficácia para a síntese das proteínas; logo, efeito anabólico. O nutriente ainda reforça o sistema imunológico com ação antioxidante, anti-inflamatória, favorecendo a circulação sanguínea e sistema cardiovascular (Foto: Getty Images)
-
-
6. Resveratrol: o resverastrol é um polifenol importante para a saúde do sistema cardiovascular, reduzindo a incidência de desenvolvimento de doenças como o Alzheimer, e até mesmo o Câncer. A suplementação com o nutriente pode melhorar a circulação sanguínea (Foto: Getty Images)
-
-
7. Coenzima Q-10: a Coenzima Q -10 é naturalmente produzido por nosso organismo. As células utilizam esse nutriente para a produção de energia, agindo também como um eficiente antioxidante. Esse nutriente ainda é importante para o combate contra radicais livres nocivos à saúde (Foto: Getty Images)
-
-
8. Carnitina: indicada para a melhor utilização da gordura como fonte de energia, além de ser importante para a saúde dos rins e fígado. A suplementação com a Carnitina reduz a possibilidade de dores no peito e ajuda no tratamento de angina, Alzheimer e depressão (Foto: Getty Images)
-
-
9. Cromo: indicado para retardar os efeitos do envelhecimento, beneficiando a saúde da pele, ainda que a sua suplementação seja mais comum para controlar dos níveis de açúcar no sangue. Considerado um dos melhores suplementos para fazer uso da insulina (Foto: Getty Images)
-
-
10. Glutationa: poderoso antioxidante contra as ações do envelhecimento. É naturalmente produzida no fígado, a partir de três aminoácidos, entre eles a Cisteína. O consumo é indicado para desintoxicação corporal, auxiliando na proteção das células brancas e vermelhas do sangue
(Foto: Getty Images)
-
-
11. Melatonina: hormônio que é referência quando se fala em efeito antienvelhecimento. Ele pode ser produzido de forma natural, mas a suplementação pode favorecer o sistema neurológico e imunológico, além de ajudar com a qualidade de sono, maior disposição e controle de peso (Foto: Getty Images)
-
-
12. Carnosina: combinação de aminoácidos importantes para o corpo. Os níveis de Carnosina diminuem, conforme a idade, então a suplementação se torna gradualmente interessante. O uso pode proteger o corpo contra a oxidação de células musculares, reforçando a saúde dos músculos (Foto: Getty Images)
-
-
13. Ginkgo Biloba: suplemento usado para prevenir deficiências cognitivas durante o envelhecimento. É dito que ele pode apoiar na prevenção de doenças ligadas à memória, como Alzheimer. Ajuda a proteger a memória, além de melhorar os rendimentos cognitivos atuais (Foto: Getty Images)
-
-
Foto: Getty Images
Fonte: Diogo Círico, nutricionista esportivo da Growth Supplements.