Connect with us

O que você está procurando?

Corrida

Como escolher a sua primeira maratona? Prepare-se com dicas de profissionais

Clima, horário e características do percurso são fatores a serem levados em conta

O planejamento ideal para completar uma maratona
Foto: Shutterstock

Participar de uma maratona é um sonho para muitos corredores. No entanto, uma prova com 42 km exige muito dos atletas, sejam amadores ou profissionais. Por esse motivo, a preparação e o conhecimento sobre cada item que envolve o percurso é essencial, ainda mais quando é a primeira vez que o corpo é submetido à experiência. Mas, afinal, você sabe como escolher a sua primeira maratona? 

Para Vanilson Neves,  treinador da assessoria esportiva Subelite, embora cada pessoa tenha um perfil diferente e essa decisão deve ser pessoal, valem algumas dicas para que a estreia seja prazerosa e não traumatize o corredor pela distância. “Portanto, pesquisar muito sobre a maratona que deseja realizar é o primeiro passo”, avalia o profissional.

Critérios para levar em conta: como escolher a sua primeira maratona

Marcos Feitosa, supervisor de esportes e treinador de alto rendimento esportivo em atletismo pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e pelo Clube Esperia, destaca alguns fatores a serem levados em conta na hora de optar por uma maratona.

  • Clima: procure uma prova em um lugar ou época em que esteja mais frio, evitando o clima quente ou muito úmido. Assim, haverá menos desgaste, menor perda de líquidos e sais minerais, além da diminuição do risco de insolação.
  • Local: se possível, escolha uma prova que envolva uma “viagem”. Sair da rotina, correr em uma cidade diferente e com uma paisagem bonita ajuda muito vencer os vários quilômetros de superação.
  • Altimetria: uma prova com muito “sobe e desce” vai minar as energias do corredor ao longo da prova, por isso selecione uma que fuja dessa característica. Um percurso com altimetria variada poder ser um objetivo para o futuro.
  • Organização da prova: evite maratonas com muitos inscritos, pois correr do início ao final disputando espaço nas ruas não é muito bom! Verifique o histórico da prova e deixe de lado aquelas desorganizadas, ou seja, que já tenham reclamações quanto à falta de água no trajeto, aferição de distância errada, tempo no chip que não marcou e etc.
  • Horário: prefira uma prova com o horário de largada bem cedinho, porque, para quem vai correr cerca de quatro horas, terminar próximo ao meio dia não é fácil!

Dicas de provas

Preparação

Quem deseja correr uma maratona deve ter em mente que essa decisão não deve ser tomada de uma hora para outra. Além de se informar sobre a melhor escolha baseada nos fatores descritos anteriormente (clima, local, horário e etc), o treinamento do corpo e do psicológico é fundamental para que o desafio tenha efeitos positivos. “Dentro de um ciclo de preparação para uma prova alvo como a maratona, é importante que o atleta tenha um período de, pelo menos, 12 semanas redondinha de treinos”, recomenda Vanilson.

Marcos ressalta que, primeiramente, é imprescindível o acompanhamento de um profissional de educação física, com uma planilha individualizada de treinamento aeróbio (corrida) e dos componentes complementares (treinamento de força, potência, flexibilidade, técnica, entre outros). “Para tal, é preciso ter de três a cinco dias de treino por semana, dos quais dois dias de alta intensidade e um de ‘longão’. Encaixe na agenda do final de semana, religiosamente, o dia do ‘longão’, que leva em média de 1h30 a 3h00”, afirma.

Feitosa finaliza pontuando que, com esta organização de treino montada, o corredor precisa ter já uma bagagem de quilômetros de treino rodados, pelo menos dois a três anos de treinamento, várias provas de 5km e 10km e, pelo menos, mais de quatro meias maratonas.

Escrito por

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Corrida

Lembre-se que o cuidado vale tanto para dentro quanto fora das pistas

Saúde

Dicas que ajudam até um sujeito que não mantém rotina de treinos

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explica como manter uma vida equilibrada e saudável

Advertisement

Você também vai gostar

Eventos

Corrida que visa angariar fundos para pesquisas sobre o câncer está com data marcada. Evento será realizado em mais de 70 cidades brasileiras

Corrida

Treinador revela os seus passos iniciais no esporte e dá dicas para quem sonha disputar grandes provas

Calendário de provas

Competição é uma das mais rápidas do mundo e marca o retorno de grandes eventos internacionais

Corrida de rua

Oito vezes campeão da Maratona da Disney, Adriano Bastos falou sobre sua preparação em Live realizada pela SL