Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

A fome aumentou no inverno? Saiba o que comer!

É normal que a nossa fome aumente com a chegada do inverno. Veja o que você deve comer para espantar o frio sem engordar

A fome aumentou no inverno? Saiba o que comer!
Foto: Shutterstock

Precisamente às 0h32 desta segunda-feira (21), o inverno começou em todo o hemisfério sul. Nessa época do ano, é super normal sentir um pouco mais de fome. A razão disso acontecer é mais simples de compreensão do que se imagina.

Segundo a nutricionista Dani Borges, “o corpo humano procura uma maneira de esquentar o corpo, e a energia para isso acontecer vem dos alimentos. Daí ser perfeitamente normal que o metabolismo aumente o consumo de calorias visando dar este equilíbrio a pessoa”, revela.

Além de cumprir este objetivo, entra em ação no corpo um hormônio chamado leptina. “Responsável pela fome, quando seus números estão em baixa, a pessoa acaba ficando com o apetite maior”, observa Dani. Além disso, ele está diretamente ligado àquele momento em que a pessoa ganha peso: “Às vezes, nós não sabemos o que o corpo está queimando de caloria, por isso a pessoa acaba comendo mais. E, consequentemente, engorda mais pois consome mais calorias do que a necessidade que é gasta”.

Diante deste cenário, a nutricionista recomenda que, durante o inverno, “evite alimentos açucarados, ricos em carboidratos de alto índice glicêmico, por exemplo, os pães e biscoitos industrializados. Se alimentos assim forem consumidos em quantidades elevadas, a pessoa vai ganhar peso”.

Além de tudo isso, é comum que nessas épocas as pessoas deixem de lado as verduras e as frutas, o que, destaca a nutricionista, pode ser um grande erro: “Para esquentar e não engordar, recomendo que a pessoa faça sopas com as verduras e legumes, principalmente com a batata doce e a batata baroa, por exemplo, que tem baixo índice glicêmico. São alimentos com bastante fibra e absorvidos lentamente pelo organismo”.

Outros aliados também podem ser o brócolis, berinjela, lentilha e tomate. Dani ressalta que uma sopa destes alimentos, “à noite, antes de dormir, pode ser uma boa pedida. Coloque também uma proteína, tipo o frango, e faça uma sopa. Ela tem um fator térmico alto, e vai te ajudar a gastar mais calorias”, explica.

Dentre as frutas, o morango é uma excelente pedida, comenta Dani: “É a melhor época do morango, e com ele a pessoa pode fazer um mingau proteico. Além de ter um alto índice de proteína, haverá pouco carboidrato, fibra e ajudar na saciedade”, complementa.

“Aproveite o inverno de maneira saudável, evite o trigo e o doce, pois eles podem contribuir para o aumento do peso. Então essas seriam as melhores opções para quem deseja esquentar e não ter que se preocupar com a balança nesta época do ano”, completa.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Treinos

A disciplina é o que importa para conquistar ganhos expressivos

Nutrição

Trio que ajuda a sustentar a prática do exercício do prazer

Treinos

O conceito de “passo a passo” ajuda na construção de uma vida física ativa

Treinos

Esse aparelho desperta curiosidade de quem mantém vida física ativa

Treinos

Outra opção para evitar aquela “velha” desculpa da “falta de tempo”

Ganhar massa muscular

O princípio básico para evitar esse problema é o meio termo

Advertisement

Você também vai gostar

Treinos

Entenda como evitar que o frio te deixe sedentário e sem ânimo para exercícios

Nutrição

Todo cuidado é válido para impedir danos na saúde digestiva, respiratória, cardiovascular e renal

Nutrição

Recomendação que soa como importante na época em que é comum sentir aumento de fome

Saúde

O frio excessivo pode favorecer o aparecimento de possíveis problemas