Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Abril Vegano: Mel Lisboa explica como é ser ovolactovegetariana

A atriz disse que fazer parte dessa campanha é como descobrir oportunidades

Mel Lisboa
Mel Lisboa - Crédito da imagem: Fabio Audi

O quarto mês do ano é conhecido pelo incentivo a novos hábitos alimentares, ou seja, é a época do Abril Vegano. Trata-se da proposta da SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira) para ajudar quem se interessa pelo consumo à base de vegetais, mas que ainda não se sente 100% com essa dieta. A atriz Mel Lisboa, de 41 anos, é a embaixadora da campanha de 2023.

As palavras da embaixadora do Abril Vegano

“Eu passo períodos de vegana. Antes, a refeição era muito pautada pela proteína animal. A proteína animal é o prato e o resto é acompanhamento. Aí depois você passa a mudar a forma como você enxerga a refeição. Você passa a pensar na refeição de uma forma mais completa com uma série de alimentos e nutrientes, que você precisa e variando bastante a alimentação para manter-se saudável”, disse Mel Lisboa com exclusividade para o Sport Life.

Portanto, Mel flerta com veganismo já que excluiu o consumo de qualquer tipo de carne da sua dieta, e, paralelamente, ingere ovos, leites e seus derivados. Lisboa ainda expôs em diálogo com a reportagem os motivos que o levaram a ser ovolactovegetariana [dieta vegetariana na qual, além de alimentos vegetais, é permitido comer ovos, leite e derivados].

“Eu decidi ser ovolactovegetariana por questões políticas e ambientais. Não era porque eu não gostava e porque não me fazia bem. E, também, pelos animais e tal. Quem sabe um dia eu consiga vir a ser vegana, mesmo. Foram esses (motivos) que me moveram”, admitiu.

Os detalhes da campanha

Além da participação da atriz, outros influenciadores desafiarão famosos a aderirem ao Abril Vegano. Dessa forma, a ideia da organização é promover a alimentação vegana para mais pessoas, mostrar os benefícios ambientais e para saúde sem nenhum tipo de crueldade animal.

Além disso, outro trabalho da entidade é expor que a renúncia da ingestão de produtos de origem animal por um único dia é possível poupar 22m² de terra e 8kg de grãos, deixar de emitir 10kg de CO² (Dióxido de carbono) e economizar 68L de água azul (dos reservatórios de água doce).

“Participar do abril vegano é se abrir ao novo, a novos sabores e aromas. Pensar na refeição de uma maneira diferente, se aventurar em novos territórios, expandir nossa mente. Além de, claro, ter a tranquilidade de que não estamos maltratando nenhum animal”, declarou Mel Lisboa.

A visão da nutricionista

“A alimentação vegana é muito rica em outra proteína, a vegetal, que também é rica em nutrientes e minerais. Uma boa dica para melhorar a absorção dessas proteínas vegetais é consumir em conjunto a vitamina C, podendo vir da acerola, goiaba, laranja e até mesmo alguns vegetais, como a cenoura e a abóbora”, falou em contato exclusivo com Sport Life a nutricionista do Hospital Universitário Cajuru Francielle Gouveia.

Dados

O levantamento da IARC (Agência Internacional de Pesquisa em Câncer) citou que em relação à saúde a cada 50g de carne processada consumida por dia é aumentada em 18% o risco de câncer de cólon.

Além disso, o Datafolha citou que 63% dos brasileiros gostariam de reduzir o consumo de carne. Já o IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica) anunciou no ano de 2021, que 46% de pessoas deixam de comer carne pelo menos uma vez na semana por vontade própria.

Carreira de Mel Lisboa

Mencionar a carreira da Mel é lembrar da minissérie “Presença de Anita”, produzida e exibida pela Rede Globo de 7 a 31 de agosto de 2001 em 16 capítulos. Afinal, a minissérie foi escrita por Manoel Carlos e inspirada no livro homônimo de Mário Donato.

A atriz interpretou Anita, que viveu intensamente o romance com Nando (José Mayer), casado com Lúcia Helena (Helena Ranaldi). E que formou o triângulo amoroso com Zezinho (Leonardo Miggiorin). Também atuou nas novelas globais “Desejos de Mulher”, “Como uma Onda”, “Sete Pecados”, “Cara e Coragem”. Em produções dos canais GNT, Record TV, Oi TV, Netflix, HBO e Fox Brasil e filmes.

“Eu nunca vou estar plenamente satisfeita. Vou buscando novos desafios, novas experiências e buscando melhorar como profissional, atriz e artista. Nunca vou chegar ao ápice. Isso não existe. É uma eterna busca, mas eu acho que em 22 anos de carreira entre escolhas deliberadas e ‘impostas’ de certa maneira acabei trilhando um caminho, que era desde o início era o que mais me interessava”, terminou Mel Lisboa.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Fitness

Treinador revela sequência para elevar o gasto calórico e fortalecer os músculos da barriga ao mesmo tempo

Nutrição

Aprenda a fazer pratos deliciosos para garantir a hipertrofia desde cedo

Nutrição

Outra tese que reforça que é possível comer bem de forma saudável

Saúde

Teste piloto já ajuda quem quer abandonar esse vício

Saúde

Problemas com a saúde respiratória tornam-se comuns nesta época

Nutrição

É o plano alimentar que alterna entre dias com baixo e alto teor de carboidratos

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

Aprenda a fazer pratos deliciosos para garantir a hipertrofia desde cedo

Nutrição

Outra tese que reforça que é possível comer bem de forma saudável

Saúde

Teste piloto já ajuda quem quer abandonar esse vício

Saúde

Problemas com a saúde respiratória tornam-se comuns nesta época