Nutrição

Açaí antes ou depois do treino? Especialista esclarece dúvidas

Médico recomenda consumo do açaí em forma natural, sem adição de xaropes, para aproveitar alto teor de antioxidantes e benefícios à saúde

Veja como consumir o açaí e se ele deve vir antes ou depois do treino - Shutterstock

O açaí, fruto típico da região amazônica, conquistou o paladar dos brasileiros ao longo dos anos, marcando presença em diferentes refeições do dia. Entre seus principais benefícios estão o fornecimento de energia, a redução do colesterol, o fortalecimento da imunidade e a oferta de cálcio. Mas surge a dúvida: ele é bom para consumir antes ou depois do treino?

Açaí: antes ou depois do treino?

Quem esclarece é o Dr. Pedro Andrade, médico pioneiro em medicina de precisão no Brasil e entusiasta da medicina funcional. Ele é pós-graduado em nutrologia, endocrinologia e envelhecimento saudável, além de ter cursos de extensão em nutrigenética e medicina de precisão pela Universidade da Carolina do Norte – Chapel Hill, nos Estados Unidos.

Segundo o especialista, o açaí pode aparecer tanto no pré-treino, como fonte de energia para melhorar o desempenho, quanto no pós-treino, ajudando na recuperação muscular e na reposição de glicogênio.

Para quem pratica atividades físicas todos os dias, o consumo vai depender dos objetivos individuais. “Se a meta for emagrecimento, talvez não seja interessante consumir todos os dias. Já para quem busca hipertrofia ou melhorar a performance, o uso diário pode ser interessante”, explica Andrade.

A popularidade do açaí fica clara pelos números. Um levantamento da Embrapa, divulgado no primeiro semestre de 2021, apontou que o consumo da fruta aumentou 15% no país, com destaque para Belém (PA), onde se estima o consumo anual de cerca de 300 mil toneladas.

Açaí é uma “bomba” calórica?

Deixando de ser exclusividade do Norte, o açaí já está no cardápio de todo o Brasil, com diversas combinações: servido puro, com acompanhamentos, em barcas elaboradas e até misturado a suplementos esportivos. E são esses acompanhamentos que o deixam calórico.

“O açaí puro não é tão calórico. O que aumenta as calorias são os xaropes de guaraná e glicose, usados para adoçar. A maioria das versões vendidas em lanchonetes e quiosques contém esses xaropes. Assim, o produto acaba se tornando calórico e podendo contribuir para o ganho de gordura”, afirma o médico.

Quantidade ideal e teor de gordura

A porção ideal varia de pessoa para pessoa e depende dos objetivos. Para aproveitar seus benefícios, o médico recomenda de 50 a 100 gramas de açaí puro e sem açúcar. O principal nutriente da fruta é o carboidrato, mas ela também contém uma quantidade relevante de gordura – que, segundo o especialista, não é prejudicial à saúde.

Você também vai gostar

Definir músculos

Alguns músculos têm recuperação mais rápida, mas isso quer dizer que eles podem ser treinados todos os dias? Descubra

Ganhar massa muscular

Proteínas, variações nos exercícios e suplementos adequados são algumas das estratégias para ganhar massa muscular

Nutrição

Nutricionista recomenda limite de 5g diários e sugere estratégias para controlar níveis de sódio, como aumentar ingestão de água

Tênis

Especialista comenta benefícios do tênis e por que você deve praticar essa atividade, especialmente se estiver buscando perda de peso

Sair da versão mobile