Água com limão emagrece? Nutrólogo revela os benefícios da fruta

Conheça os “poderes cítricos” desse grande aliado da saúde e do bem-estar

água com limão
Água com limão emagrece? / Foto: Shutterstock

Água com limão, para muitas pessoas, é sinônimo de saúde e boa forma. Alguns indivíduos, inclusive, chegam a acreditar que a combinação tem poderes mágicos e pode eliminar o excesso de gordura corporal. É fato que essa mistura possui inúmeros benefícios para a saúde, no entanto, é preciso entender que existe apenas uma maneira de emagrecer naturalmente: entrar em déficit calórico. Você precisa ingerir menos energia do que gasta.

“Existem muitos mitos em relação ao consumo de água com limão, com várias outras frutas e chás. As pessoas acreditam que irão emagrecer apenas com isso.  A água com limão é interessante por ter poucas calorias. Mas, precisa de outros fatores, como alimentação balanceada, exercícios e acompanhamento médico”, explica o médico nutrólogo, Dr. Fernando Cerqueira.

Portanto, para quem ainda tem dúvidas se água com limão emagrece, a resposta é: por si só, não. Mas, pode ser uma boa coadjuvante de um estilo de vida saudável, com uma dieta equilibrada e a prática de atividades físicas regulares.

No entanto, é inegável que o limão está associado à diversos outros benefícios para a saúde. Por isso, pedimos para o Dr. Cerqueira elencar as principais vantagens de incluir a fruta na dieta. Confira:

Promove a desintoxicação do organismo

“O limão sozinho não é capaz de emagrecer. Mas, ele é um importante coadjuvante na desintoxicação do organismo, por possuir fibras alimentares em sua composição. O que ajuda na saciedade, favorecendo o processo digestivo”, revela o nutrólogo.

Limão reduz o inchaço

Essa desintoxicação citada pelo Dr. Cerqueira também auxilia no bom funcionamento intestinal. “O consumo de limão impede a constipação e a prisão de ventre. Fazendo com que a pessoa fique menos inchada”, completa.

Tchau, retenção

A ingestão de limão também ajuda o organismo a expelir o excesso de líquido armazenado. Fator que contribui diretamente para a saúde e o bem-estar. “É um ótimo diurético no qual as toxinas são descartadas através da urina”, diz o médico.

Limão é fonte natural de vitaminas e minerais

O consumo adequado da fruta pode evitar inúmeras carências nutricionais. “É bem rico em vitamina C, vitamina A, ferro e possui outros componentes antioxidantes, como: polifenóis, limonoides e ácido cafeico”, revela o Dr. Cerqueira.

Fortalece o sistema imunológico

Toda essa abundância em nutrientes deixa o organismo pronto para combater possíveis infecções. “Ele age em nosso organismo como um poderoso antioxidante e ajuda a melhorar o sistema imunológico, evitando doenças como a gripe, resfriados e até anemias”, afirma.

Previne o desenvolvimento de doenças cardiovasculares

Se você aumentar o consumo de limão, seu coração vai agradecer. A fruta também é rica em potássio – importante mineral, que auxilia na baixa da pressão arterial. Faz reduzir as chances de infarto e AVC no organismo”, conta o nutrólogo.

Como incluir o limão na dieta e suas possíveis contraindicações

“O limão pode ser consumido misturado em água – no qual a pessoa vai ingerindo durante o dia – em sucos, como limonada, e temperos de saladas.  Algumas pessoas têm sensibilidade ao ácido cítrico. Então, é melhor ficar atento à dores de cabeça, alterações na pele ou dores gastrointestinais”, finaliza o Dr. Cerqueira.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você